Game Awards 2021: previsões e prévia dos Melhores do Ano

Atualizado em 13/01/2022 (textos em vermelho)

Está chegando aquela época do ano em que um bando de nerds fãs de videogames começam a discutir sem parar na Internet sobre o quanto eles entendem mais do métier do que todos os outros. E vocês acham que justo eu ia ficar fora dessa? Claro que não. Bom, os candidatos ao Oscar do Sr. Doritos, o Game Awards de Geoff Keighley e sua imprensa mainstream do barulho que apronta muitas confusões, foram revelados na semana passada, e eu vou aproveitar a oportunidade para dar dois tipos de pitacos.

O primeiro é tentar adivinhar qual jogo leva cada uma das categorias mais importantes, além de revelar em qual jogo eu efetivamente votei. O segundo é a novidade do blog para 2021: vou adiantar aqui também qual jogo eu acho que merecia ganhar, incluindo aqueles que não foram indicados. Eu realmente não estou com tempo e disposição para escrever o mesmo bando de artigos que normalmente faço (confira em “Melhores de 2020” no menu superior), e esse será o primeiro passo para cortar a “gordura”, revelando os meus prediletos já agora em diversas categorias. Só tenham em mente que ainda preciso terminar ou começar alguns jogos e, por isso, talvez eu volte e edite este artigo se mudar de ideia.

Isso dito, vamos às previsões do TGA e prévias dos Melhores do Blog:


Melhor Jogo de Simulação/Estratégia

  • Age of Empires IV
  • Evil Genius 2: World Domination
  • Humankind
  • Inscryption
  • Microsoft Flight Simulator

Qual eu acho que vai ganhar: Microsoft Flight Simulator
Em qual eu votei: nenhum
Melhores do Blog 2021: nenhum [mas um dia pode ser Inscryption se eu chegar a jogar]

De todos esses jogos, eu só experimentei um pouco de Flight Simulator no Series X, e realmente é um trocinho impressionante. Eu estou de olho em Inscryption, uma mistura de card game com jogo de horror (?!) publicada pela Devolver, mas ainda não cheguei nem a experimentar a demo. Assim, não votei em nenhum em particular, mas o vencedor deve ser meio barbada: Flight Simulator não só foi o melhor recebido pela crítica, como também é o único dos indicados que saiu em console antes da data de corte (Evil Genius 2 sai dia 30), logo…


Inovação em Acessibilidade

  • Far Cry 6
  • Forza Horizon 5
  • Marvel’s Guardians of the Galaxy
  • Ratchet & Clank: Rift Apart
  • The Vale: Shadow of the Crown

Qual eu acho que vai ganhar: Marvel’s Guardians of the Galaxy
Em qual eu votei: Marvel’s Guardians of the Galaxy
Melhores do Blog 2021: nenhum [mas seria Marvel’s Guardians of the Galaxy]

O blog não tem categoria “Acessibilidade”, mas se tivesse, certamente eu escolheria Marvel’s Guardians of the Galaxy. O jogo tem uma abordagem fantástica nesse campo: além das diversas opções usuais para acomodar jogadores com necessidades especiais e coisas como tamanho de legenda e afins, ele oferece personalização ultragranular de dificuldade, permitindo ajustar praticamente todos os aspectos da jogabilidade. Tempo e forma para reagir a QTEs, dano recebido e causado, tempo da câmera lenta ao escolher habilidades dos outros guardiões (incluindo pausar de vez), cooldowns, regeneração de escudos, duração da invulnerabilidade… O escambau e mais um pouco. O melhor? Isso tudo pode ser ajustado “para pior” também – ou seja, para deixar o jogo ainda mais difícil do que o modo Hard padrão. Só posso bater palmas de pé e torcer para que todos os jogos de ação/aventura incluam isso de agora em diante.


Melhor Atuação

  • Erika Mori, Life is Strange
  • Giancarlo Esposito, Far Cry 6
  • Jason E. Kelley, Deathloop
  • Maggie Robertson, Resident Evil Village
  • Ozioama Akagha, Deathloop

Qual eu acho que vai ganhar: Ozioama Akagha (Juliana, Deathloop)
Em qual eu votei: Maggie Robertson (Lady Dimitrescu, Resident Evil Village)
Melhores do Blog 2021: Matt Mercer (Yusuke Kitagawa, Persona 5 Strikers)

Essa categoria sofre do mesmo problema todo ano que não sumiu totalmente em 2021: sobrevalorizar motion capture. É claro que, tecnicamente, um ator ou atriz tem que se esforçar mais quando o jogo tem captura de movimentos e expressões faciais. E claro, com o nível atual de tecnologia, a capacidade do ator/atriz só se destaca ainda mais. Mas há algo de mágico em conseguir dar personalidade a um personagem cartunizado, e eu queria que mais indicados refletissem isso. Na hora de votar, eu acabei escolhendo uma atuação que anda na “linha do meio”: Maggie Robertson, que matou a pau em uma personagem de 3 metros de altura que vira um monstro amorfo – ou seja, não exatamente “realista”. Mas no blog? Pouca coisa marcou mais do que o Yusuke de Persona 5 Strikers, e olha que eu nem era tão fã assim do personagem no jogo original. Parte disso vem de como o roteiro deixou o personagem ainda melhor, mas Matt Mercer “pescou” essa profundidade extra com maestria na sua atuação.


Melhor Design de Áudio

  • Deathloop
  • Forza Horizon 5
  • Ratchet & Clank: Rift Apart
  • Resident Evil Village
  • Returnal

Qual eu acho que vai ganhar: Deathloop
Em qual eu votei: Resident Evil Village
Melhores do Blog 2021: Resident Evil Village

Essa talvez seja a categoria em que mais concordo com os indicados, talvez só preferindo Monster Hunter RiseRatchet & Clank. Eu desconfio que Deathloop vai levar só pelo quanto sons têm importância no sandbox do jogo e pelas “desvantagens naturais” que outros bons candidatos da lista têm, como nem todo mundo ter jogado ReturnalResident Evil com áudio 3D e Forza Horizon 5 ser um jogo de corrida, um gênero sempre esnobado se houver jogos de ação na disputa. No final, os que mais me impressonaram foram mesmo os dois que se destacam no áudio 3D e, se tenho mesmo que escolher só um, vou de Village pelo quanto o áudio contribuiu para a tensão. Um parênteses final: é uma certa surpresa que CoD, Battlefield e até Back 4 Blood não tenham sido nem indicados, considerando o histórico dessas séries e estúdios com áudio. A julgar pelo que vi deles por aí, entretanto, a ausência é merecida; Battlefield em especial está muito abaixo do seu padrão usual.


Melhor Trilha Sonora Original/Licenciada

  • Cyberpunk 2077
  • Deathloop
  • Nier Replicant ver.1.22474487139
  • Marvel’s Guardians of the Galaxy
  • The Artful Escape

Qual eu acho que vai ganhar: Marvel’s Guardians of the Galaxy
Em qual eu votei: Marvel’s Guardians of the Galaxy
Melhores do Blog 2021: Persona 5 Strikers

Eu joguei muito pouco de Nier Replicant ainda, mas foi o bastante para notar como a trilha sonora parece se equivaler à de Automata, o que deveria garantir a vitória do jogo entre esses candidatos… Mas eu desconfio que meu voto totalmente pessoal e meio irracional também vai acabar sendo a escolha da crítica. As músicas licenciadas de Marvel’s Guardians of the Galaxy não só são sensacionais, como também foram utilizadas magistralmente no jogo. Ah, e a trilha original dele não faz feio, incluindo até um disco inteiro de uma banda fictícia de metal oitentista, a Star-Lord. O jogo só não leva no blog também porque aí entra um candidato covardia: Persona 5 Strikers. Lançar versões quase Rammstein de músicas clássicas de Persona 5 já foi um abuso, mas o incrível mesmo é que as músicas inéditas conseguiram rivalizar com esses clássicos. A música do ano em jogos foi “Daredevil” e não tem discussão. Na hora de invadir uma Prisão nova (os “Palácios” do jogo), quando vem a ponte da música, a cantora Lyn berrando “STRIIIIKE!” e o solo posterior (ouçam em 3:36 no link)… Nada, NADA arrepiou mais no ano todo. Nada.


Melhor Direção de Arte

  • Deathloop
  • Kena: Bridge of Spirits
  • Psychonauts 2
  • Ratchet & Clank: Rift Apart
  • The Artful Escape

Qual eu acho que vai ganhar: Ratchet & Clank: Rift Apart
Em qual eu votei: Psychonauts 2
Melhores do Blog 2021: Shin Megami Tensei V

Outra das categorias que achei mais razoáveis, a despeito de acabar escolhendo para os Melhores do Blog um jogo não indicado… Mas uma coisa de cada vez. Primeiro, em uma premiação onde costuma imperar o mínimo denominador comum, os candidatos reais devem ser DeathloopRatchet & Clank, e aí acho que leva o jogo mais exuberante dos dois. Eu votei em Psychonauts 2 por ser o mais “porra-louca” da lista e pela consistência temática total com o que o jogo é. Ele só peca um pouco nos menus e interface bem datados, infelizmente. No entanto, eu escolhi Shin Megami Tensei V para o blog por um pequeno milagre (pun intended) que a Atlus conseguiu: diferenciar tanto assim os ambientes mesmo com um cenário que é todo a mesma cidade destruída. As animações e designs dos demônios estão fora de série, tanto os que retornam quanto os novos, e a excelência de sempre na interface retorna. Aaaah, quando o jogo sair no PC em 2022 e todo mundo puder ver isso em resoluções maiores… Em tempo: a arte de Monster Hunter Rise deveria estar nesta lista e com certeza só ficou de fora por ser jogo de Switch sub-HD.


Melhor Narrativa

  • Deathloop
  • It Takes Two
  • Life is Strange: True Colors
  • Marvel’s Guardians of the Galaxy
  • Psychonauts 2

Qual eu acho que vai ganhar: Psychonauts 2
Em qual eu votei: Marvel’s Guardians of the Galaxy
Melhores do Blog 2021: Persona 5 Strikers

Eu não joguei It Takes Two nem o novo Life is Strange, mas desconfio que eles não vão fazer frente à maior popularidade dos outros candidatos. Em tese, Psychonauts 2 também deveria entrar nesse bolo, mas a mistura perfeita de humor e assuntos bem sérios tratados com extrema inteligência pode elevar ele acima do esperado, e por isso mesmo acho que vai ganhar. Seu maior rival é – e eu nunca achei que iria escrever isso – Marvel’s Guardians of the Galaxy, que foi tão bom quanto no mesmo tipo de equilíbrio e surpreendentemente emocional com seus personagens. No fim, votei nele por já o ter terminado, enquanto ainda estou indo aos poucos em Psychonauts. Mas a melhor história mesmo até agora pra mim foi a de Persona 5 Strikers, mesmo como spin-off. O jogo é, na verdade, Persona 5-2, e aborda uma série de coisas diferentes com outro tom, especialmente no quanto os “vilões” são bem mais carismáticos e “compreensíveis” – você sente pena de todos eles, na real. A estrutura de “road trip” pelo Japão só ajuda, também.


Melhor Direção de Jogo

  • Deathloop
  • It Takes Two
  • Returnal
  • Psychonauts 2
  • Ratchet & Clank: Rift Apart

Qual eu acho que vai ganhar: Deathloop
Em qual eu votei: Returnal
Melhores do Blog 2021: Shin Megami Tensei V

Outro caso em que a popularidade deve ser o fator decisivo, mas eu não vou reclamar muito não: pelo que já joguei de Deathloop, se há uma coisa realmente boa assim nele, é a direção e estrutura geral. A forma como o loop funciona e o quanto os desenvolvedores conseguiram deixá-lo acessível compensa sozinha os diversos outros aspectos em que ele fica atrás de seu antecessor Dishonored. No entanto, eu escolhi Returnal porque o jogo faz quase todo esse resto melhor: combate, visual, tensão de perder progresso, inserção de narrativa… Só peca no desequilíbrio entre tipos de armas. Para o blog, é Shin Megami Tensei V e não tem conversa. O jogo conseguiu outro milagre além da arte: ficar mais acessível do que nunca para novatos sem abrir mão de nada da sua essência, chegando até a ser considerado mais difícil por alguns veteranos (nem que seja no modo Hard). E a parte de exploração dele, então? Vamos conversar muito sobre ela outro dia, mas é um amálgama do melhor de XenobladeBreath of the Wild e até um tantinho de Dark Souls que caiu como uma luva.


Melhor Jogo Contínuo

  • Apex Legends
  • Call of Duty: War Zone
  • Final Fantasy XIV Online
  • Fortnite
  • Genshin Impact

Qual eu acho que vai ganhar: Final Fantasy XIV Online
Em qual eu votei: Final Fantasy XIV Online
Melhores do Blog 2021: nenhum

Eu estou com zero de paciência para jogo “ongoing” que não seja Monster Hunter (até porque o “ongoing” dele tem prazo), mas eu tive que votar nessa categoria só para ajudar Final Fantasy a levar. Primeiro, porque merece pelo tanto que parece se esforçar em elementos que MMOs atuais costumam negligenciar, como a parte de narrativa e evolução natural de seu mundo. Segundo, e mais importante, porque todos os outros candidatos just need to stop. JÁ. Especialmente Genshin Impact, mas os outros também. Por mim podem morrer e sumir da existência o quanto antes, pois não fazem nada além de mal para a indústria dos jogos como um todo.


Melhor Multijogador

  • Back 4 Blood
  • It Takes Two
  • Knockout City
  • Monster Hunter Rise
  • New World
  • Valheim

Qual eu acho que vai ganhar: It Takes Two
Em qual eu votei: Monster Hunter Rise
Melhores do Blog 2021: Monster Hunter Rise

Antes de mais nada, uma coisa: notaram como só um jogo, Knockout City, é primariamente PvP? Todos os outros são mais voltados à cooperação (nem que seja para levar sua facção à vitória, como em New World), e isso é ótimo. Passou da hora de mais gente descobrir que PvP é, na verdade, um truque de mágica barato no mundo dos jogos, mas isso é assunto para outro dia. Entre esses aí, como a maioria não é tão de renome mainstream (salvo Rise, mas a crítica ainda não trata Monster Hunter dessa forma), eu desconfio que há mais espaço para um jogo como It Takes Two levar, ainda mais com o quanto elogiaram a diversidade de situações na jogabilidade dele. É a categoria para o jogo levar e justificar sua indicação a Jogo do Ano. Também poderia ser Valheim pelo enorme sucesso, mas aí eu desconfio que estar apenas no PC atrapalha. Para o blog, lógico, é Monster Hunter Rise, tão sensacional e divertido quanto World/Iceborne foi antes – talvez até mais, já que Rise não teve tantos problemas de conexão dessa vez (sim, mesmo na rede da Nintendo!).


Melhor Jogo Indie

  • 12 Minutes
  • Death’s Door
  • Kena: Bridge of Spirits
  • Inscryption
  • Loop Hero

Qual eu acho que vai ganhar: Death’s Door
Em qual eu votei: Inscryption
Melhores do Blog 2021: nenhum [mas um dia pode ser Death’s Door se eu chegar a jogar]

Aviso franco: não joguei nenhum desses e, para piorar, o único indie que joguei em 2021 mesmo foi Hades quando saiu a versão física para consoles este ano. Até peguei Death’s Door em uma promoção recente no Steam, mas ainda nem abri. Entre a recepção da crítica e o burburinho em podcasts, eu acho que ele ganha, mas não vou me espantar se a visibilidade maior e o polimento nível triplo-A de Kena acabar levando a melhor. Basicamente, eu estou chutando mais do que nunca nessa categoria. Ah, e escolhi Inscryption como meu voto porque eu acho que, dentre esses, será o que mais gostarei quando jogar. Mas nunca se sabe.


Melhor Jogo Indie Estreante

  • Kena: Bridge of Spirits
  • Sable
  • The Artful Escape
  • The Forgotten City
  • Valheim

Qual eu acho que vai ganhar: Valheim
Em qual eu votei: Kena: Bridge of Spirits
Melhores do Blog 2021: nenhum [mas um dia pode ser Kena se eu chegar a jogar]

Ah, aqui eu acho que Valheim pode ser popular demais para ser ignorado, mesmo como jogo apenas no PC. Só não entendi muito bem por que não entrou na categoria indie também, mas… Bom, assim como a categoria anterior, eu estou chutando de qualquer maneira porque não joguei nada disso (embora The Forgotten City já esteja baixado via Game Pass, esse me deixou curioso). De qualquer forma, aqui eu destilei veneno no meu voto: escolhi Kena somente para irritar o povo chato que anda reclamando que indie polido e com bons valores de produção não é “indie de verdade”. Ano passado disseram isso até em relação a Hades só porque a Supergiant já tinha outros três jogos nas costas, o que é um absurdo sem tamanho… Esse pessoal quer mesmo que “indie” continue associado a “jogo tosco porém de coração” na cabeça do grande público? Fala sério.


Melhor Jogo Família

  • It Takes Two
  • Mario Party Superstars
  • New Pokémon Snap
  • Super Mario 3D World + Bowser’s Fury
  • WarioWare: Get It Together!

Qual eu acho que vai ganhar: It Takes Two
Em qual eu votei: It Takes Two
Melhores do Blog 2021: nenhum [mas poderia ser Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin]

Essa categoria apresenta uma das perguntas mais interessantes da premiação: será que um jogo menos conhecido como It Takes Two consegue desbancar a dominação usual da Nintendo na área? Eu acho que sim, e não só porque é o único da lista a ser indicado a Jogo do Ano: nenhum dos candidatos da Nintendo parece ter sido particulamente especial. 2021 foi um ano em que a melhor produção no Switch foi menos “família”, seja da própria empresa com Metroid Dread ou de terceiras com Monster Hunter RiseShin Megami Tensei VPersona 5 Strikers. A exceção a essa regra nem foi indicada e deveria ter sido, Monster Hunter Stories 2, mas paciência. Só quero ver se esse mesmo pessoal da imprensa vai continuar reclamando de Pokémon não evoluir enquanto esnoba assim justo o jogo que faz tudo que pedem para Pokémon fazer e mais um pouco…


Melhor Jogo de Esporte/Corrida

  • F1 2021
  • Fifa 22
  • Hot Wheels Unleashed
  • Forza Horizon 5
  • Riders Republic

Qual eu acho que vai ganhar: Forza Horizon 5
Em qual eu votei: Forza Horizon 5
Melhores do Blog 2021: Forza Horizon 5

Essa é a categoria em que a maior injustiça da premiação inteira pode e deve ser reparada, o que a torna também a maior barbada em quaisquer apostas. Forza Horizon 5 é melhor do que todos os indicados a Jogo do Ano e, mesmo incluindo outros jogos que também são melhores do que a maioria desses indicados, ele ainda briga pelo posto de melhor jogo de 2021 com muita bravura. Eu vou deixar para analisar Forza Horizon 5 com calma outro dia, mas por enquanto, fica aqui a garantia de que esse não só é o Horizon mais polido e impressionante até hoje, como também finalmente foi o que conseguiu introduzir alguma coisa nova em uma fórmula já muito bem estabelecida nos 3 jogos seguidos anteriores (o primeiro foi mais um rascunho). Além do mais, certas franquias são tão únicas e consistentes que não precisam mesmo virar de ponta cabeça, e Forza Horizon já está nesse campo faz um bom tempo. Ah, e destaque para Hot Wheels, que parece ter saído melhor do que a encomenda e com certeza jogarei quando tiver a chance.


Melhor Jogo de Luta

  • Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- The Hinokami Chronicles
  • Guilty Gear -Strive-
  • Melty Blood: Type Lumina
  • Nickelodeon All-Star Brawl
  • Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown

Qual eu acho que vai ganhar: Guilty Gear -Strive-
Em qual eu votei: Guilty Gear -Strive-
Melhores do Blog 2021: nenhum [mas pode muito bem virar Guilty Gear -Strive- se jogar um dia]

Outra categoria das mais barbadas. Guilty Gear -Strive- tem uma média da crítica até melhor do que alguns dos candidatos a Jogo do Ano e sobra aqui quase tanto quanto Forza Horizon 5 em Jogo de Esportes/Corrida. Infelizmente, além da média no Meta/Open Critic não ser indicativo real, jogos de certos gêneros nunca ganham o devido reconhecimento fora de suas categorias específicas, e corrida e luta com certeza são os dois casos mais emblemáticos disso. É uma pena o quanto os votantes se agarram a jogos cinematográficos e/ou de ação, mas isso é meio inevitável em uma situação de mínimo denominador comum… E, vamos ser justos, é também um reflexo de como o gamer médio pensa e restringe seus horizontes (pun intended) – embora aí pelo menos ele tenha a desculpa de não poder acessar diversos jogos gratuitamente como a imprensa pode. Fazer o quê…


Melhor Jogo de Ação [Tiro]

  • Back 4 Blood
  • Chivalry II
  • Deathloop
  • Far Cry 6
  • Returnal

Qual eu acho que vai ganhar: Deathloop
Em qual eu votei: Returnal
Melhores do Blog 2021: Returnal

Eu vou repetir todo ano sem cansar: essa costumava ser a categoria Jogo de Tiro, mas inventaram de mudar para “de Ação” e criar uma distinção quase impossível de traçar com Ação/Aventura, tudo apenas para “não promover” joguinhos com esses instrumentos “opressores” conhecidos como “armas de fogo”. O hilário é que, mesmo assim, todo ano pelo menos quatro indicados são jogos… de tiro, e em 2021 não foi diferente. Entre eles, imagino que o único candidato a GOTY vá levar, ou seja, Deathloop. Pessoalmente, tanto entre esses quanto no blog, na categoria real de Jogo de Tiro, eu vou de Returnal. Até pensei em considerar Marvel’s Guardians of the Galaxy já que Star-Lord basicamente só atira, mas a jogabilidade dele é tão mais tática e exige tanto as habilidades dos outros Guardiões que acho mais justo considerá-lo na próxima categoria.


Melhor Jogo de Ação/Aventura

  • Marvel’s Guardians of the Galaxy
  • Metroid Dread
  • Ratchet & Clank: Rift Apart
  • Resident Evil Village
  • Psychonauts 2

Qual eu acho que vai ganhar: Resident Evil Village
Em qual eu votei: Marvel’s Guardians of the Galaxy
Melhores do Blog 2021: Persona 5 Strikers

O que eu falei mesmo sobre a tendência do mínimo denominador comum ser mais jogo de ação? Olhaí: quatro dos seis indicados a Jogo do Ano também estão nessa categoria aqui, com Deathloop na de Ação. Nesse sentido, é até um pouco espantoso que Guardians of the Galaxy tenha entrado em vez de It Takes Two, que não deixa de ser um jogo de Ação/Aventura também… Mas enfim. Os votantes adoram aproveitar categorias como esta para não deixar um jogo candidato a GOTY sair de mãos vazias se puderem. Nessa lógica, essa talvez seja a única chance dos votantes de premiar Village ou Metroid Dread, então vou apostar no multiplataforma Village. Quanto ao blog? Acredite se quiser, mas fiquei sim na dúvida entre Guardians e Persona 5 Strikers e queria até rejogá-los para tirar a prova, mas vou escolher este último, no mínimo por ser um título mais completo e com combate ainda melhor.


Melhor RPG

  • Cyberpunk 2077
  • Monster Hunter Rise
  • Scarlet Nexus
  • Shin Megami Tensei V
  • Tales of Arise

Qual eu acho que vai ganhar: Monster Hunter Rise
Em qual eu votei: Shin Megami Tensei V
Melhores do Blog 2021: Shin Megami Tensei V

Olha, eu não vou ficar repisando se Monster Hunter é um RPG ou não. O lance é que esses mesmos votantes já deram o prêmio a World em 2018 mesmo contra candidatos mais aclamados e/ou mais “puros” do que os deste ano, então não vejo por que não fariam o mesmo com Rise agora. Além disso, Scarlet Nexus é menos RPG ainda e acabou indicado também… O engraçado é que, com esses indicados bagunçados, a categoria virou secretamente a verdadeira categoria Jogo do Ano. Rise e meu predileto são melhores do que todos os indicados a GOTY somados, Cyberpunk foi um dos meus melhores do ano passado (eu joguei no PC quase sem bugs, lembrem-se), e Scarlet Nexus é melhor que pelo menos Deathloop e Ratchet & Clank. Entre os dois RPGs “puros” da lista, Tales of Arise é só mais Tales com uma maquiagem pesada para enganar, então Shin Megami Tensei V vence com folga. Quando uma série dessas, sempre consistente e especial, faz o que talvez seja seu melhor jogo mesmo depois de tanto tempo de existência… É vitória garantida.


Jogo do Ano

  • Deathloop
  • It Takes Two
  • Metroid Dread
  • Psychonauts 2
  • Ratchet & Clank: Rift Apart
  • Resident Evil Village

Qual eu acho que vai ganhar: Deathloop
Em qual eu votei: Metroid Dread
Melhores do Blog 2021: … tentem adivinhar, tá cedo ainda!

Com o tanto de indicações e olhando as outras categorias, acho que não há muitas dúvidas de que Deathloop é o grande candidato da crítica nesse ano. Também é a chance de finalmente reconhecerem a Arkane e não sei se vão deixar a oportunidade passar. Já eu? Bom, dos sete jogos que mais gostei até agora, Metroid Dread e Psychonauts 2 foram indicados, então meu voto foi naquele que joguei mais (por enquanto). Também ainda preciso terminar Deathloop, mas ele ficou na “geladeira” justamente porque não estava chegando nem perto de outros jogos que peguei na mesma época ou depois, e duvido que essa impressão vá mudar muito. Não creio que ele consiga nem entrar no Top 10 pessoal. Mesma coisa com Ratchet & Clank, por mais divertido que tenha sido no tanto que joguei. Já Village ficou muito tempo no meu Top 5 e só foi derrubado de lá no 2º semestre; é meu Resident Evil predileto hoje.

“Peraí. E quais são esses cinco outros jogos que nem foram indicados, Sooner?!” Bom… Dá para adivinhar pelas categorias anteriores, já que todos eles levaram pelo menos uma. Mas para condensar, aí vão, em ordem alfabética:

  • Forza Horizon 5
  • Marvel’s Guardians of the Galaxy
  • Monster Hunter Rise
  • Persona 5 Strikers
  • Shin Megami Tensei V

Será que esses sete (contando Metroid e Psychonauts) vão chegar a mudar? E qual vai levar…? Em janeiro a gente conversa. Até lá!


Jogo Mais Aguardado

  • Elden Ring
  • God of War: Ragnarok
  • Horizon Forbidden West
  • A sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  • Starfield

Qual eu acho que vai ganhar: Elden Ring
Em qual eu votei: Elden Ring
Melhores do Blog 2021: Elden Ring

Elden Ring elden ring elden ring. Elden ring elden, ring elden ring elden ring ring. Elden ring é o elden ring mais elden ring de 2022. Elden ring ringueia mais que qualquer outro elden ring. Elden ring para superar todos os elden, sejam rings ou não. Tá, falando sério. Tem condição de escolher outro aqui? Tem não. Desculpa, você pode até ser mais fã de alguma das outras séries indicadas, mas… Pouca coisa conseguiria ser mais apreensiva – no bom sentido – do que uma From Software juntar tudo que mostrou antes nos Souls, em Bloodborne e em Sekiro em um… mundo aberto. E para piorar, acabamos de ter um teste beta fechado que foi só elogio de cima a baixo. Não vi absolutamente ninguém ter nada a dizer além de “está ótimo” sobre tudo que importava no beta. Pô, eu vi até uns quezinhos de Monster Hunter e Dragon’s Dogma ali, o que só multiplica meu interesse. Então, mais uma vez para ninguém esquecer: Elden Ring.


Outras categorias do blog

Só para não deixar passar, eis meus vencedores provisórios de categorias que costumo colocar nos Melhores daqui, mas que não existem no Game Awards:

  • Melhor Jogo de Plataforma: Metroid Dread
  • Melhor Jogo de TerrorResident Evil Village
  • Melhor Exclusivo NintendoShin Megami Tensei V
  • Melhor Exclusivo PlayStationReturnal
  • Melhor Exclusivo XboxForza Horizon 5
  • Melhor Jogo Multiplataforma: Persona 5 Strikers
  • Melhor Jogo por Distribuição DigitalPsychonauts 2
  • Melhor Jogabilidade: equivale a Direção de Jogo, ou seja, Shin Megami Tensei V
  • Melhor Visual: equivale a Direção de Arte, ou seja, Shin Megami Tensei V
  • Maior DecepçãoThe Medium (com Tales of Arise logo nos calcanhares se não melhorar depois das 10 primeiras horas que joguei)
  • Pior JogoWerewolf: The Apocalypse – Earthblood
  • Jogo Mais InovadorReturnal
  • Surpresa do AnoMarvel’s Guardians of the Galaxy

Considerações finais

2021. Taí um ano que, pelo menos de acordo com a imprensa e com a parcela do público também hipnotizada demais pelos jogos “cinematográficos” atuais, ficou meio devendo em relação a outros anos recentes. Vão mencionar a pandemia e tal e coisa, sem dúvida. Eu? Nah. 2021 foi foda justamente porque mostrou bem uma série de problemas no discurso. Os jogos ocidentais triplo-A não estão assim por conta da pandemia, e sim porque a criatividade e o cuidado neles estão diminuindo mesmo, e não é de hoje. Este ano foi uma festa dos jogos japoneses e europeus, a imensa maioria deles justamente por fugir das duas fórmulas que os jogos americanos mais adoram hoje: parecer série da HBO “profunda” com jogabilidade mínima, ou ser PvP online/live service lançado meio cagado para tentar resolver depois.

O Japão só não meteu um 7×1 humilhante este ano graças a alguns jogos europeus de primeira. Vamos lembrar que Metroid Dread foi feito na Espanha; Forza Horizon 5, na Inglaterra; Deathloop, na França; Hitman III, na Dinamarca; e Returnal, na Finlândia. Os que salvaram os EUA e o Canadá da ausência total no Top 10 ou 15 este ano foram Psychonauts 2Guardians, respectivamente, e ainda bem que ficaram tão bons… Senão, as posições mais altas não iriam ter graça. E podem anotar aí, essa tendência vai continuar. Ainda vamos ter jogos ótimos das exceções de praxe, como Sony Santa Monica, Insomniac ou Obsidian, mas não esperem muito além disso feito na América do Norte – e se bobear, especialmente nos jogos da Sony, eu não duvido se mesmo certas coisas desses estúdios começarem a parecer familiares e previsíveis demais.

Pessoalmente, 2021 ainda por cima viu todas as minhas três séries favoritas voltarem com jogos entre os melhores delas, quando não o melhor. Pô, contando SMT III: Nocturne HD Remaster e o fato de que só terminei Persona 5 Royal este ano (e duas vezes, aliás), cada uma dessas séries me deu dois jogos em 2021… e eu amei cada minuto de todos os seis. Qualquer ano em que Monster Hunter, Persona e Shin Megami Tensei arrebentam e me fazem gastar centenas de horas cada não é só um ano foda… É candidato a um dos melhores anos dos videogames. (Ah, e agora vocês sabem por que ainda tenho tanta coisa a terminar, mesmo comprando menos jogos no total durante o ano…) Menção honrosa também para Mass Effect: Legendary Edition, uma aula de remaster que transformou a trilogia em um jogo só que agora disputa um dos lugares mais altos entre os jogos da minha vida.

Todo mundo está falando que 2022 “vai compensar” 2021, e eu até entendo por coisas como Elden Ring, mas pessoalmente… Estou mais animado com Monster Hunter Rise: Sunbreak, com a certeza de que Shin Megami Tensei V será lançado daqui a um ano no Steam, e com a boa possibilidade de ganharmos algum portremake ou remaster de Persona antigão (meu maior desejo é um remake completo da duologia Persona 2, mas é bem improvável). Claro que eu vou jogar Ragnarok, Forbidden WestDying Light 2 e tal, mas… Todos esses são cinematográficos demais para minha paciência atual – e eu garanto desde já que eles não terão a profundidade narrativa dos melhores jogos japoneses de 2021 e de anos recentes, muito menos de gameplay. Espero que esteja errado, mas é isso que estou vendo agora, sem nenhuma indicação de que os fatores que causam isso estejam mudando para o futuro próximo.

Mas chega de profetizar possíveis decepções menores. O importante é que 2021 foi foda e, pelo menos no mundo dos games, eu quase queria que não acabasse. Os melhores jogos dele poderiam durar 200 horas por jogada que eu provavelmente os adoraria do mesmo jeito, e isso diz muita, muita coisa. A gente se vê de novo no artigo final dos Melhores em janeiro, e podem ficar especulando até lá!