Análises: Critérios de classificação

Notas, muitas notas
Eu confio mais na pessoa da direita. Nham!

Embora não seja muito fã de atribuir qualquer espécie de classificação para jogos, existe um tipo que considero mais razoável, que é o sistema de estrelas usado para filmes. Geralmente equivale, na escala de uma a cinco estrelas, a Ruim/Razoável/Bom/Ótimo/Excepcional – o que dá amplo espaço para dividir as melhores obras em pelo menos três pontos da escala, enquanto as medianas e ruins ficam todas em seus respectivos sacos de gatos. É o contrário da filosofia atual de notas de 0 a 10 (ou 100) que a imprensa de jogos usa, em que a margem de manobra para os melhores jogos fica entre as notas 8 e 10 (pelo menos na percepção da maioria dos gamers).

Assim, decidi usar uma variante do sistema de estrelas para contribuir um pouquinho com a desmistificação da escala de 0 a 10 – ainda que na prática, o que importe mesmo seja o conteúdo da análise, como sempre.

Isso explicado, eis uma rápida legenda do que cada “estrela” (um ícone, na verdade) representa:

Off - Análises Desliga! Seja pelo conteúdo, preço, design ou completa falta de razão de existir, esse jogo deveria ser amplamente ignorado. Quer saber os motivos? Leia a análise.
Stop - Análises Para! O jogo tem uma série de problemas que dificultam a recomendação até mesmo para fãs do gênero ao qual pertence. Que problemas? Leia a análise.
Pause - Análises Espera! Há um público para esse jogo; mesmo não sendo tão criativo nem um dos melhores no que se propõe, vai agradar alguém. Como? Leia a análise.
Play - Análises Joga! Certos jogos simplesmente são bem-feitos, seja em termos técnicos ou de design, ou se arriscam com conteúdo bem inusitado. Qual é o caso aqui? Leia a análise.
Fast Forward - Análises Avança! Quando o jogo consegue ser tão inovador e/ou único que converte até os incrédulos, e pode virar clássico. Será que esse vai? Leia a análise.

7 comentários sobre “Análises: Critérios de classificação

Sem comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s