O primeiro pedido de reembolso o Batman nunca esquece

Update: O reembolso já foi concedido, em menos de 6 horas. Ainda leva até 24 horas para ser liberado na Carteira Steam.

Um dia isso iria acontecer, por mais que eu torcesse que não: acabei de pedir, pela primeira vez, reembolso por uma compra no Steam.

batman_telltale_games_logoO jogo? Batman: The Telltale Series. Sim, a Telltale, aquela com um longo histórico de bugs e problemas nas versões de PC, mas que por milagre tem passado quase incólume aqui em casa. Tirando um ou outro crash na segunda temporada de The Walking Dead, sempre consegui jogar os títulos da empresa até o final, seja comprando no Steam ou direto da loja dela. Até hoje.

Batman: The Telltale Series entrou em promoção (30% de desconto) no fim de semana e, animado após Batman: Arkham VR, resolvi conferir o jogo. Instalei, rodou de primeira, sem queda de framerate… Talvez só um pouco de lag nas respostas dos botões, principalmente em menus… Até que em menos de 5 minutos aparece um prompt A + RT e nada de funcionar. Tentei usar LT ou os botões de ombro ao invés disso e nada. O engraçado é que o RT tinha funcionado em um prompt anterior, que não usava o botão A.

Entrei neste tópico do Steam, tentei todas as “soluções” ali propostas, e nada. Fazer rodar como administrador ou em modo de compatibilidade, instalar o Xbox Accessories App, baixar um .dll extra, desativar o Steam Overlay, e assim por diante. Os drivers do controle e da placa de vídeo estão atualizados, assim como o Steam e o Windows 10. Além do mais, nada disso faz sentido: se o botão RT funciona em outra parte do início, porque não com o A? É uma falha de programação do jogo mesmo. E olha que ainda “dei sorte”: para alguns, o controle nem sequer é reconhecido.

batman_the_telltale_series_a_plus_rt

O pior de tudo é que, segundo relatos de quem teve problemas do tipo, a resposta do suporte da Telltale é que eles não suportam oficialmente o controle do Xbox One em seus jogos. O que é um disparate – o próprio driver oficial só “mascara” o controle de Xbox One como um de 360 – e também suspeito: ele funciona normalmente nos outros jogos da própria Telltale. Por que não agora, e por que só em uma combinação bem específica?

Resultado: reembolso. Até pensei em pegar o jogo em console se rolar uma promoção no futuro, mas na pesquisa por soluções, descobri que alguns usuários estão tendo problemas com A + RT mesmo na versão de Xbox One. Aí fica difícil, Telltale… Já não basta usar a mesma engine velha, não melhorar as animações e fazer basicamente o mesmo jogo todo ano com licenças diferentes, transformando sua “fórmula” em quase um Call of Duty das narrativas?

Bruce não merecia isso, Telltale
Bruce não merecia isso, Telltale

Em tempo: jogar com teclado, meu ovo. Lá na página do jogo consta “Full controller support“, ou seja, tem que funcionar. Passo o dia inteiro no teclado trabalhando e escrevendo em dois blogs, e na hora de jogar, vou fazer isso sentado confortavelmente no meu sofá e ponto final. Se não tivesse suporte a controle nem teria comprado no PC – portanto, reembolso.

Anúncios

Sem comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: