Possível fix para o desempenho de No Man’s Sky no PC

NoMansSkyLogoSim, estou jogando No Man’s Sky no PC igual um alucinado. Como escrevi aqui, port não é dos melhores, com algumas “engasgadas”, mas estava jogável. Resolvi aproveitar o fim de semana para pesquisar sugestões de “fixes” de desempenho, e acabei topando com uma nos Guias de Usuário do Steam que praticamente resolveu tudo aqui. Agora o jogo roda a 60 fps lisos 99% do tempo, “engasgando” apenas quando se entra ou sai da atmosfera de um planeta, e mesmo assim por 1-2 segundos só.

O guia tem dois passos simples. O primeiro é que, inexplicavelmente, o arquivo de configs do jogo está com a opção GSync marcada como “True” por padrão. O problema é que monitores comuns não têm suporte a GSync, que ainda por cima é uma tecnologia da nVidia – ou seja, não vai funcionar na sua placa se ela for AMD. Mudar a opção para “False” no arquivo TKGRAPHICSSETTINGS.MXML, na pasta C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\No Man’s Sky\Binaries\SETTINGS (ou onde quer que seu Steam esteja instalado), deve aumentar o framerate médio, especialmente em placas de vídeo não tão recentes.

OpenGL_500px_Nov14Aqui, isso manteve o jogo a 60 fps, mas não eliminou o stuttering (as “engasgadas” momentâneas); o segundo passo fez mais efeito. Como No Man’s Sky requer uma versão bem recente do OpenGL, a 4.5, a ideia é instalar o driver beta mais recente da nVidia, o 369.00, que adiciona suporte ao OpenGL 2016. Vale lembrar que seu GeForce Experience/Painel de controle nVidia não vai baixar automaticamente este driver por enquanto, já que ainda está em beta. O oficial mais recente é a versão 368.81. É necessário baixar o beta direto do site da nVidia, pelo link acima.

Além disso, drivers beta podem não funcionar perfeitamente em todas as máquinas; logo, não faça uma Instalação Limpa, para poder reverter a versão caso dê algum xabu. Aqui, esse driver praticamente eliminou o stuttering e tudo parece estar funcionando normalmente, mesmo após mais 4 horas de jogo. Também recomendo fechar qualquer programa de “boost” de placa de vídeo, como o GPU Tweak II, que veio com a minha. Quanto mais memória/CPU você liberar para No Man’s Sky, melhor: afinal, ele gera muita coisa proceduralmente.

no-mans-sky-space-flightHá outras sugestões por aí, como desligar o VSync e o antialising ou deixar o jogo em Borderless ao invés de tela inteira. No meu caso, fazer essas coisas parecia piorar o desempenho antes do “fix”, e não vai ser agora que está liso 99% do tempo que vou sair experimentado-as de novo. Mas talvez no seu PC/setup funcione, quem sabe? Por enquanto, o guia acima tem se espalhado na Internet como a solução mais confiável e consistente enquanto não saem mais patches. Recomendo.

Um comentário sobre “Possível fix para o desempenho de No Man’s Sky no PC

Sem comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s