Patches de “Dia Um”, ou seja, liberados no lançamento oficial do jogo, já se tornaram comuns. É uma questão de oportunidade na era da hiperconectividade; jogos são salvos em um disco-mestre cerca de 30 dias antes do lançamento, para dar tempo de fabricar e distribuir as cópias, e estúdios podem aproveitar esse intervalo para corrigir bugs e adicionar recursos menores.

Sem entrar demais em discussões do tipo “no meu tempo jogo já vinha pronto” (e era milhares de vezes menos complexo também, criatura!), o bom senso dita que esses patches não contenham nada substancial ou essencial para a jogabilidade básica. Novos modos extras em jogos multiplayer costumam ser o limite. Mesmo patches de “rebalanceamento” raramente invalidam o que você já fez naquele jogo.

NoMansSkyLogoParece que esse não será o caso de No Man’s Sky, porém: aquela loja parceira já liberou o jogo para você? Já está jogando aí? Não só talvez você esteja perdendo muita coisa, como pode ser melhor começar a praticar o desapego com seu save

Patch de Dia 1 ou nova versão?

No site oficial do jogo, o fundador da Hello Games, Sean Murray, publicou uma lista do que o update 1.03 irá conter – e como a PC Gamer bem notou, é coisa pra caramba. Caminhos novos, galáxias até 10 vezes maiores, nova forma de interação com alienígenas, atmosferas mais variadas e recurso para “escanear” sistemas que outros jogadores descobriram são apenas alguns dos muitos exemplos, além das correções de praxe.

É como se o jogo em disco – aquele mesmo que contém apenas 6 GB de dados – fosse uma mera porcentagem, ainda que talvez alta, da versão de lançamento no próximo dia 09 (12 no Steam).

Calma que tem mais. A PC Gamer, seja por brevidade ou por falta de atenção, não reportou duas coisas que considero importantíssimas. A primeira é que o próprio algoritmo de geração do universo foi alterado, e por isso o servidor será reiniciado hoje e amanhã antes do lançamento. Isso quer dizer que planetas mudaram de lugar e bioma, por exemplo. Não se trata apenas de acrescentar coisas: o universo de No Man’s Sky será outro para quem está jogando agora e atualizar sua versão, a ponto de um planeta antes descoberto mudar de local, cara, fauna e possibilidades.

Exclua o save antes de atualizar!

NoMansSkyGoldA segunda é uma consequência inevitável da primeira. Tecnicamente, saves pré-lançamento continuarão funcionando mesmo após o patch… Porém, o jogador não terá acesso às mudanças e ao novo conteúdo, que está intrinsecamente ligado às alterações. O jeito será excluir o save, e pelo que entendi, isso deve ser feito antes de atualizar. Pelo menos a Hello Games promete que essa situação é apenas para o patch de “Dia 1”, e não acontecerá novamente.

O que só reforça a desconfiança de que o jogo não estava realmente 100% pronto para o dia 09 de agosto, mas o estúdio e/ou a Sony resolveram não adiá-lo ainda mais, nem mesmo por duas ou três semanas, preferindo “completá-lo” com o patch. Considerando a choradeira generalizada da geração mimimi atual por causa do adiamento anterior, incluindo ameaças de morte ao desenvolvedor, não condeno-os totalmente, não.

Em tempo: eu fiz a pré-venda de No Man’s Sky no PC e o jogo ainda não foi liberado para download. Considerando a extensão do patch de “Dia 1”, acho que nem vou baixar antes do dia, mesmo que o pre-load apareça durante a semana. Sempre demora uma ou duas horas para o Steam verificar, atualizar e instalar os pre-loads mesmo… Melhor baixar já a versão final e pronta de uma vez, ainda mais de um jogo não tão grande assim. Vai levar mais ou menos o mesmo tempo, e reduz as chances de acontecer alguma merda na instalação graças ao escopo fora do comum desse patch.

Sem comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s