O site MCV – eu sei, também nunca tinha ouvido falar – soltou mais alguns rumores sobre o lançamento do Nintendo NX, vindos de fontes que confirmaram que o relatório da Eurogamer é “100% preciso”.

Antes de mais nada, vale explicar que o tal do MCV é um grupo de mídia que existe desde 1998, voltado para o mercado de games – isto é, as empresas que trabalham na área e vendem produtos do gênero. Talvez por isso nunca tenha ouvido falar, e também por isso os rumores tenham sido republicados em alguns dos grandes portais, como o Gamespot.

Isso dito, vamos aos rumores:

Jogos, terceiras e potência gráfica

pokemon-sun-moonRumor 1: A Game Freak vai lançar um Pokémon para NX “nos primeiros seis meses da vida do aparelho”, que também terá um novo Mario e The Legend of Zelda: Breath of the Wild no mesmo período. Como o Gamespot bem frisou, pode ser até que o Pokémon seja um port de Sun/Moon, que saem para o 3DS em novembro deste ano. A ideia é que a Nintendo está determinada a não deixar o NX começar tão devagar quanto o Wii U.

Rumor 2: A Nintendo já garantiu o apoio de Sega, Square Enix, Ubisoft, Activision e Warner Bros. Parece mais apoio de third-parties do que se esperava, mas devagar com a empolgação: notem que não há EA, Rockstar, 2K ou Bethesda, e nem mesmo outras publishers japonesas como Bandai Namco e Capcom. Isso me sugere que os títulos das terceiras que estão “a bordo” devem ser coisas mais na linha infanto-juvenil de sempre, como Skylanders e Transformers (Activision) ou os jogos Lego e Scribblenauts (Warner). A Sega já era parceira desde o Wii U com Sonic; a Ubisoft sempre está no lançamento de qualquer aparelho; e a Square Enix… Bom, pelo menos talvez o NX tenha um Final Fantasy?

nintendo_iphones-800x400Rumor 3: A parte visual/gráfica do Nintendo NX ficará em um ponto “entre o PS3 e o PS4”, com a Nintendo “mirando em um público entre os jogadores de smartphones e os usuários mais hardcore de PS4 e Xbox One”. Segundo um executivo que teve a chance de experimentar o aparelho, “não será atraente para usuários de PS4. A Nintendo parece estar tentando fazer um upgrade dos jogadores de smartphone. Vai ser um trabalho enorme para o departamento de marketing”. Vale lembrar que não sabemos se a versão que ele experimentou é a final; há rumores de que o NX terá uma nova versão do nVidia Tegra, não a atual, que já oferece poder de processamento entre as gerações anterior e atual de consoles.

Conclusões

Uma das coisas que deu bastante credibilidade ao artigo/furo da Eurogamer foi o fato de que ele reunia alguns dos rumores mais persistentes sobre o Nintendo NX desde sempre, só que de forma consistente e mais detalhada. Tudo fazia sentido como um plano de desenvolvimento e marketing. O interessante desses rumores da MCV, acima, é que eles se encaixam perfeitamente também.

publisher-revenue-by-platform-2009-2012-v1Com dois anos sem grandes lançamentos reais de suas maiores franquias, é claro que a Nintendo vai soltar um Mario, um Zelda e um Pokémon no seu novo console portátil muito cedo. Ao lembrar que jogos como SkylandersLEGO vendem bem nos aparelhos da Nintendo, é claro que a lista de terceiras “no barco” desde cedo seria essa. Achar que vai mais longe do que isso é se enganar, e uma luta dificílima para a empresa: as terceiras vêm lucrando mais em outras plataformas há pelo menos 5-6 anos, e isso não vai mudar de uma hora para a outra com um console novo, seja como ele for.

Considerando os rumores de chip nVidia Tegra e o formato portátil, é claro que o NX não seria um PS4. Aliás, para os jogos dela mesma, a Nintendo nem precisa de mais do que um Tegra, “bombado” ou não: basta olhar como o Wii U lida muito bem com os MariosSmash Bros da vida, em Full HD/1080p e 60 frames em geral. Como disse antes aqui no blog, o risco que a empresa corre é ficar datada logo se o 4K “pegar” cedo demais, e mesmo assim, isso afetaria apenas a função de conectar na TV. O NX ainda sobreviveria muito bem como o portátil mais poderoso do mercado, algo que a Nintendo não tem há muito tempo; se ela sempre dominou esse nicho mesmo sem essa vantagem, imagina com ela?

NintendoKids3DS

Só falta saber a que preço vai sair. Se a Nintendo conseguir manter o console dentro do limite de US$ 300, talvez até menos, acho que pode dar muito certo, mesmo que não “converta” tantos jogadores de smartphone quanto a empresa imagina. O que interessa é que ela parece estar com a ideia certa: focar no que sabe fazer melhor. Perseguir o máximo de potência de processamento disponível não dá certo para a empresa desde a era Super Nintendo, e como ela não tem outras divisões de onde tirar capital caso algo dê errado, não pode se arriscar “tacando” suas reservas em uma corrida contra a Sony e a Microsoft nos termos delas.

Nintendo64kidHoje temos gerações de jogadores que começaram nos PlayStations e Xboxes da vida sem nunca terem nenhum vínculo especial com os personagens da empresa. Ela precisa criar uma nova geração de “nintendistas” para sobreviver – ou seja, “capturar” corações e mentes de crianças e jovens antes que elas cresçam e se tornem o típico jogador “hardcore” que se acha “acima” da Nintendo por jogar Grand Theft AutoCall of Duty ou Fifa. E onde esse público em formação está hoje? Pois é, nos tablets e smartphones.

Talvez o NX, assim como o 3DS ou o Gamecube, se torne “apenas” o segundo console de muita gente, mas pelo menos não parece estar sendo desenvolvido como o Wii ou o Wii U – ou seja, uma enorme novidade que traz mudanças drásticas na forma de jogar, uma aposta que pode dar muito certo ou muito errado. O NX soa como uma capitulação: “vamos parar de complicar, fazer o que fazemos melhor [portáteis] e permitir que quem quiser ligue na TV e pronto”.

Se vai dar certo? Vamos saber em 2017. Eu estou pronto para um novo portátil da Nintendo, o 3DS já deu o que tinha que dar. E vocês?

Sem comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s