Quem joga regularmente no PC sabe: algumas empresas sempre foram mais “careiras” no Steam/PC, em especial Bethesda, Blizzard e Activision. Do ano passado para cá, a coisa piorou ainda mais quando algumas resolveram vender seus jogos ao mesmo preço das versões de console ou por valores bem próximos.

As três “vilãs” de sempre entraram nessa onda, assim como a Microsoft na sua própria Store do Windows 10. Casos isolados também estão pipocando: Bandai Namco com Dark Souls III a R$ 160, Insomniac/GameStop (sim, a cadeia de lojas) com Song of the Deep a R$ 99 (originalmente US$ 15), EA com Battlefield 1Titanfall 2 a R$ 200 na Origin, e assim por diante.

downloadAchavam que não podia piorar? Pois é… Agora temos o primeiro caso (que eu saiba) de jogo AAA saindo mais caro no Steam do que em consoles. São os dois Marvel Ultimate Alliance relançados hoje. E o pior é que não compensam o preço com nada: joguei um pouco dos dois e posso relatar o estado atual dos ports. Sim, ports.

Preços nas alturas

MarvelUltimateAllianceBundleNo momento em que escrevo isso, os jogos estão disponíveis no PS4 e no PC, mas não ainda no Xbox One, pelo menos segundo a Store na Internet. EM TEMPO: a Activision anunciou que eles atrasaram e chegam ao console na próxima quinta.

Parênteses: nenhum dos dois jogos está na lista de retrocompatibilidade do Xbox One, e as versões de 360 ainda estão sendo vendidas… a inacreditáveis R$ 150 cada. Sim, R$ 150 por um jogo de Xbox 360 em 2016. Não sei dizer se esse era o preço antes dos relançamentos ou se aumentaram agora. Vai saber.

No PS4, cada Marvel Ultimate Alliance sai a R$ 123 e o pacote com os dois, R$ 184: ou seja, é basicamente a “conversão” normal da PSN brasileira, de US$ 1 = R$ 3, com um quebrado a mais a título de imposto. E no PC? Preparem-se… R$ 200 o pacote e R$ 130 cada.

O pior é que não parece haver justificativa alguma para isso. Experimentei um pouco de cada no PS4 e posso adiantar algumas coisas:

Ports, não remasters

BmyzOEm termos puramente visuais, ambos só receberam um “tapa” de leve para não ficarem borrados ou serrilhados demais a 1080p nativo em TVs novas. Talvez alguns efeitos estejam mais nítidos, mas não percebi nenhum efeito novo, seja de sombras, partículas extras, o que for.

Os jogos não envelheceram tão mal visualmente quanto outros títulos “resgatados” da geração passada, até pelo estilo isométrico, com câmera mais distante dos personagens e de detalhes do cenário. Isso ajuda um tanto, mas… De qualquer forma, com certeza não há nenhuma textura ou modelo redesenhado, ou qualquer esforço to tipo, para aproximá-los de jogos da geração atual.

Não é à toa que não saíram como Remastered Edition

Marvel Ultimate Alliance: um joão sem braço tropeçando menos

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Nada de Magneto, Ciclope, Hulk, Venom etc. na versão relançada do primeiro…

O primeiro jogo era meio capenga em framerate já no original, sofrendo para manter 30 frames a 720p (nativo) e 20 frames a 1080p (upscale) nas versões de PS3 e 360. Essa “capenguice” ainda se mantém no PS4, só está menos drástica. É certo que o jogo não chega a 50-60 frames em nenhum momento; no máximo, fica entre 30-40. Você vê que está melhor do que o original, mas ainda assim tem umas engasgadas chatas, mesmo sem ter muita coisa na tela.

Além disso, a nova versão NÃO tem os oito personagens lançados via DLC para o Xbox 360, depois reunidos na edição física Gold. Segundo as análises de usuário do Steam, eles também não estão presentes no PC – e vários jogadores ainda reportam que o suporte ao controle do Xbox One (não do 360) está zoado, com botões trocados de lugar. Por outro lado, alguns dizem que no PC o jogo roda a 60 frames e com resoluções acima de 1080p.

Marvel Ultimate Alliance 2: o mínimo esperado e só

Já o segundo jogo está bem mais aceitável em termos de desempenho no PS4. Roda a 60 frames lisinhos, como deveria ser para um port de jogo isométrico. Todos os personagens estão presentes, com os extras das versões de PS3 e 360 (incluindo o Fanático, bônus de pré-venda) inclusos e desbloqueados desde o início. Esse era o estado mínimo esperado para o outro port, embora o preço de US$ 40 ainda beire o abusivo: é o que se cobra por verdadeiros remasters, com texturas redesenhadas e adendos de jogo, como no caso de DmC – Devil May Cry.

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…enquanto esses estão sim no relançamento do segundo jogo

No PC, de novo segundo as resenhas de usuários do Steam, os problemas com o suporte a controle ressurgem – em alguns relatos, até com o de 360 – e são complementados com outros novos. Tem quem diga que o jogo não inicia, não salva, ou está com o som bugado e mal mixado. Eu esperaria mais resenhas para confirmar, pode ser má vontade: li tudo isso sobre o port de Deadpool no PC e não tive nenhum desses problemas (não após patches, pelo menos). De qualquer forma, é um absurdo cobrar R$ 130 no PC por um port “pelado” da geração passada, mesmo que rode perfeitamente na sua máquina.

Cuidado com a empolgação

evil-activision-banner1Eu só tinha jogado o primeiro Marvel Ultimate Alliance “paralelo” no PS2, então comprar o pacote a R$ 184 não foi tão horrível assim: ainda é mais barato do que comprar um lançamento atual e correr o risco de não ser tão bom. O sistema de combate dos jogos é tão elaborado quanto lembrava, o valor de replay é gigantesco, e ambos são ótimos para co-op local ou online.

Ainda assim, o pouco esforço da Activision é visível: simplesmente viram uma demanda e supriram-na usando o mínimo de recursos. Se você também estiver se coçando como eu fiquei e não se importar de gastar essa grana toda, sugiro pegar apenas o segundo jogo e/ou esperar para ver se a empresa melhora o desempenho do primeiro com patches. Se as versões de PC estiverem mesmo com tantos problemas assim, a Activision terá que atualizá-las, e “transpor” os patches para os consoles é mais fácil hoje em dia.

4 comentários sobre “Parabéns, Activision… *palmas lentas*

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