Segundo o site Giant Bomb, sim, a Sony vai lançar um novo PlayStation 4 – e talvez este ano, a US$ 400. O console será chamado Neo e terá CPU, GPU e memórias “atualizadas”. Somente o disco rígido deve permanecer o mesmo, embora não se saiba se isso se refere à capacidade ou à velocidade de conexão.

Os documentos recebidos pelo site dizem que há uma preocupação de “não dividir a base de jogadores”. Nenhum exclusivo seria lançado apenas para o Neo, já que a intenção é apenas que jogos rodem com melhor framerate e resolução básica.

54457-the-matrix-path-of-neo-playstation-2-mediaA Sony teria estipulado como regra que todos os jogos para PS4, a partir de outubro (possível data de lançamento?), rodem em dois modos: um “de base” para o PS4 atual, outro para o Neo. O aparelho terá saída a 4K, mas jogos não precisam suportar essa resolução nativamente; o aparelho fará upscaling. A Sony só exige que os modos Neo tenham taxa de quadros idêntica ou superior às versões “de base”.

Ambos os aparelhos usarão a mesma loja, mesmo sistema de menus e mesmo sistema de conta PSN. Não haverá divisão online entre usuários dos dois aparelhos, e os desenvolvedores não podem incluir no “modo Neo” nenhum recurso de jogabilidade que o modo “de base” não tenha, como mapas, modos de jogo, itens ou editor de fases. Isso dito, o “modo Neo” pode ter versões aprimoradas do mesmo recurso: mais jogadores no total em uma partida multiplayer, por exemplo. A mesma paridade deve ser seguida em termos de suporte a periféricos: nada de modos exclusivos para o PlayStation VR no “modo Neo”, digamos.

Jogos lançados antes do Neo podem tirar proveito do hardware atualizado, desde que sejam atualizados pelas desenvolvedoras com patches que introduzam o “modo Neo”. Caso contrário, rodarão da mesma forma que no PS4 atual. Eu apostaria que jogos recentes feitos para durar anos e/ou com versões muito melhoradas no PC, como DestinyFallout 4 e The Division, vão acabar ganhando essa atualização.

Estas seriam as novas configurações do PlayStation Neo:

Original PS4 NEO
CPU 8 Jaguar Cores at 1.6 GHz 8 Jaguar Cores at 2.1 GHz
GPU AMD GCN, 18 CUs at 800 MHz Improved AMD GCN, 36 CUs at 911 MHz
Memory 8 GB GDDR5, 176 GB/s 8 GB GDDR5, 218 GB/s

E aí, o que você achou? Pessoalmente, se for só isso, fico tranquilo. Como não tenho TV 4K e já migrei todos os jogos multiplataforma para o PC mesmo, não preciso comprar uma versão melhorada de um console apenas para rodar um ou outro exclusivo a 60 frames e/ou com mais jogadores online, se houver. E se ele não terá exclusivos, a escolha de não “migrar” é fácil.

4 comentários sobre “Giant Bomb: o PS4K existe, e se chamará Neo

  1. Eu questiono a necessidade disso, porque quem se importa com 61 fps e resolução 4k normalmente já torce para um time (cof, máster race, cof), e converter alguém que é já adepto de uma religião é dar murro em ponta de faca. MAS como é opcional e não vai influenciar grandes coisas, why not?

    Curtir

    1. Eu acho que a grande motivação disso é o fato de TVs 4K já custarem mais ou menos o mesmo que TVs Full HD nos EUA hoje, e Blu-rays em 4K já estarem saindo.

      Tanto que a Sony não está exigindo que todos os jogos sejam em 60 frames nem em 4K, apenas que não reduzam o framerate.

      Como uma boa quantidade de gente usa console para assistir blu-Ray, assim que mais pessoas comprarem TVs 4K, elas vão querer filmes em 4K. Ao criar o Neo, a Sony dá de novo a opção para um monte de gente comprar um console em vez de um blu-Ray player puro.
      (E mesmo em versões digitais, caso passem a ser vendidas, o PS4 normal não suporta saída a 4K, o que também impede a Sony de vender essas versões enquanto não lançar um aparelho novo).

      Se ela lançasse um PS5 agora seria ruim, e se ela ignorasse, daqui a 2-3 anos, quando o PS5 saísse no ciclo normal, todo mundo já teria algum tocador de blu-ray 4K (nos EUA) e seria uma vantagem de venda a menos pro console.

      O Neo é claramente uma tentativa de antecipar isso em vez de ter que esperar 2-3 anos para capitalizar no 4K. Que a Sony esteja tentando impedir “segregação” da base de jogadores já é alguma coisa. Esperava bem pior.

      Curtir

        1. Eu também achava antes, mas o acessório vai vir com uma caixa de processamento extra de qualquer jeito e, se a notícia estiver correta, a Sony proibiu desenvolvedores de colocarem recursos de VR extras no “modo Neo”. Então acho que 4K passa a ser uma motivação maior.

          Curtir

Sem comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s