2015-mini-2011Este artigo faz parte da série Melhores de 2015, com os games lançados este ano que este humilde blog considera que devem ser jogados por quem puder. Consulte a página Melhores de 2015 – Lista de categorias para ver as categorias do ano e o artigo Aquela listinha em andamento para ver quais jogos são candidatos a todas as categorias.

Finalmente, após muita demora para publicar as categorias que faltavam, chegamos à reta final de qualquer premiação de Melhores do Ano: escolher o jogo mais incrível de todos. Mas antes de revelar o preferido do blog (como se ninguém já não desconfiasse qual é…), vamos aos escolhidos pelos leitores. Vocês votaram em seus 5 melhores títulos do ano em uma pesquisa online, sem incluir relançamentos, expansões ou jogos de anos anteriores. Os resultados estão abaixo, classificados por porcentagem de menções em relação ao total – ou seja, quantos leitores citaram aquele jogo entre seus 5. Continue lendo para descobrir quais foram citados pelo menos uma vez e quais foram lembrados por mais gente…

========== 2015 ==========

Melhores de 20102015 foi mesmo um ano “rico”, mas a votação final acabou tendo uma cara muito parecida com a de 2013. 34 jogos foram citados, contra os 35 de 2013; bastou ser citado por um pouco mais de 10% dos votantes para conseguir uma vaga no Top 10 ou perto dele, demonstrando dispersão de votos; e o jogo mais lembrado teve uma incidência bastante alta (65% em 2013), demonstrando um maior consenso sobre qual deveria ser o Jogo do Ano. Compare com a votação de 2014, que teve menos jogos citados no total, mais consenso na “meiúca” (foi preciso quase 20% de citações para entrar no Top 10) e um vencedor com apenas 44% de lembrança.

Mas chega de enrolação. 20 jogos foram citados por menos de 10% dos leitores. Aqueles que conseguiram ser lembrados por 3,75% dos votantes foram Assassin’s Creed: Syndicate, Evolve, Helldivers, Hotline Miami 2: Wrong Number, The Incredible Adventures of Van Helsing III, Keep Talking and Nobody Explodes, Lara Croft GO, Persona 4 Dancing All Night, Project CARS, Rock Band 4, Star Wars Battlefront, Super Mario MakerTales of Zestiria.

Com menções por 7,5% dos leitores, tivemos Guitar Hero Live, Her Story, Mad Max, The Order: 1886, Splatoon, Tales from the BorderlandsXenoblade Chronicles X.

Dois exclusivos de Xbox One (em 2015, pelo menos) “bateram na trave” do Top 10 com 11,3% de lembrança: Halo 5: Guardians e Rise of the Tomb Raider.

========== 2015 ==========

E aí vamos aos 10 mais votados – na verdade 12, graças a um empate múltiplo. Ao lado de cada jogo, aproveito e relembro quais categorias do blog ele ganhou ou foi citado.

Com empate sêxtuplo no 7º lugar e mencionados por 15,05% dos leitores, tivemos:

  • Batman: Arkham Knight – Mencionado nas categorias Visual, Decepção, Multiplatafoma e Ação/Aventura
  • Dying Light – Mencionado nas categorias Inovação, Narrativa, Trilha Sonora, Multijogador, Surpresa, Multiplataforma, Ação/Aventura e Horror
  • Mortal Kombat X – Vencedor da “subcategoria” Jogo de Luta e mencionado em Multijogador e Multiplataforma
  • Ori and the Blind Forest – Vencedor da “subcategoria” Plataforma e da categoria Distribuição Digital; mencionado em Visual, Trilha Sonora e Xbox
  • Undertale – Mencionado em Distribuição Digital
  • Until Dawn – Vencedor das categorias Horror e Surpresa, mencionado em Narrativa, Visual, Trilha Sonora e PlayStation

Daqui em diante, não houve mais empates. Então vamos um a um…

6º lugar – Rocket League, 18,8%

RocketLeagueCover– Mencionado nas categorias:
Inovação
Multijogador
Surpresa
PlayStation
Distribuição Digital

5º lugar – Life is Strange, 26,3%

LifeIsStrangeCover– Mencionado nas categorias:
Inovação
Narrativa
Visual
Surpresa
Multiplataforma
Distribuição Digital

4º lugar – Fallout 4, 41,35%

Fallout4Cover– Mencionado nas categorias:
Narrativa
Visual
Trilha Sonora
Multiplataforma
RPG

3º lugar – Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, 56%

metal-gear-solid-v-the-phantom-pain-front-cover-216488Vencedor da categoria
Ação/Aventura
– Mencionado nas categorias:
Inovação
Narrativa
Visual
Trilha Sonora
Multiplataforma

2º lugar – Bloodborne, 60,1%

Bloodborne_capa– Vencedor da categoria
PlayStation
– Mencionado nas categorias:
Narrativa
Visual
Trilha Sonora
Multijogador
RPG
Ação/Aventura
Horror

Reparem que o 4º lugar, Fallout 4, foi quase tão citado quanto o vencedor do ano passado, Shadow of Mordor (44%), e que o 2º colocado, Bloodborne, quase alcançou o vencedor de 2013, The Last of Us (65%). O ano pode ter sido muito bom e diverso, mas parece que os quatro primeiros colocados foram um consenso maior do que o normal: praticamente todo mundo jogou, muita gente escolheu.

O vencedor deste ano, é claro, foi…

========== 2015 ==========

The Witcher 3: Wild Hunt (PC/PS4/Xone) – 82,7%

thewitcher3pc1jpg-4dfaf8Incluído entre os 5 melhores por pelo menos 8 em cada 10 leitores deste blog, o terceiro jogo do nosso amigo Geralt de Rivia conseguiu superar até The Last of Us em termos de consenso nas premiações de Melhores do Ano dos últimos anos. Inclusive, a essa altura se trata de um recorde oficial: The Witcher 3: Wild Hunt é o jogo mais premiado de todos os tempos, com 251 vitórias (até então), mesmo em um ano com menos premiações no total do que em 2013. Talvez mais surpreendente ainda seja constatar que até o tópico do NeoGaf sobre esse fato está virtualmente livre de contestação sobre o merecimento, algo dificílimo de acontecer sobre qualquer assunto naquele fórum…

Também não é preciso dizer o quanto esta decisão dos leitores está alinhada ao blog: The Witcher 3 venceu as categorias RPG, Multiplataforma, Visual e Narrativa – quatro, feito igualado apenas por Splatoon até agora – e ainda foi mencionado em Trilha Sonora e Ação/Aventura. Só não apareceu em todas as categorias cabíveis a ele porque quem conhece a franquia não se surpreendeu muito com o excelente resultado final do jogo, e por não ser exatamente inovador – seu forte foi mesmo a competência extrema em todos os seus aspectos.

E com a votação agora revelada, posso adiantar o seguinte: dos 12 jogos mais votados aqui, 6 também estão no Top 10 final a ser revelado na última categoria, Jogo do Ano. Está óbvio que o vencedor é um deles, então falta adivinhar os outros 5 em comum com os leitores e os 4 “divergentes|”. Alguém se arrisca a adivinhar meu Top 10 por antecipação com base no que publiquei até agora? Em poucos dias vocês saberão…

========== 2015 ==========

Um comentário sobre “Melhores de 2015: Votação dos Leitores

Sem comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s