Melhores de 2012 – Gotham City Impostors (PC/PSN/XBLA)

2012
Best of

Este artigo faz parte da série Melhores de 2012, com os games lançados este ano que este humilde (cof) blog considera que devem ser jogados por quem puder. Não vou escolher quem é melhor em categoria A, B ou C, e sim apenas X jogos de destaque, em ordem cronológica, com seus pontos fortes listados. Entenda melhor essa lógica no artigo Melhores de 2012: Experimentando um novo modelo.

Capa de Gotham City Impostors
Disponível em PC, PSN e Xbox LIVE Arcade. Data de lançamento: 07/02. Preço: free-to-play (PC), US$ 15 (PSN/Xbox LIVE Arcade).

É muito, muito fácil fazer pouco caso de Gotham City Impostors, ainda mais nesses tempos de cinismo geral atroz dos gamers. Afinal, você joga como um imitador do Batman ou do Coringa, com um visual caricato, em partidas multijogador com progressão inspirada em Call of Duty e modos que enfatizam trabalho em equipe e humor, claramente inspirados no queridinho Team Fortress 2. Ufa. Só mencionar esses dois jogos na mesma frase pode causar síncope em alguns fanboys da Valve… Para “piorar”, Gotham City Impostors ainda virou free-to-play algum tempo depois, com trocentos itens cosméticos à venda.

O problema é que se você deixar qualquer um desses fatores te desanimar e não encarar as primeiras duas ou três horas de adaptação ao tiroteio maluco do jogo, vai acabar perdendo o que a Monolith conseguiu construir em um espaço muito complicado hoje em dia, o dos FPS. Em primeiro lugar, o humor funciona, a não ser que você seja muito chato ou fanboy do Batman mais sombrio (e somente dele). Segundo, todos os detalhes audiovisuais casam muito bem como sátira, dando uma identidade única ao jogo; dos menus e textos até os detalhes dos mapas e os sons dos itens/armas, nada aqui jamais fará você confundir Gotham City Impostors com qualquer outro FPS, mesmo que certas mecânicas tenham vindo de outros shooters. Terceiro, ele conseguiu capturar o espírito de Team Fortress sem copiar a jogabilidade toda, o que é um feito em si: a maioria dos estúdios nem tenta. E por fim, o mais importante: o jogo conseguiu se distinguir de todo e qualquer outro FPS no mercado hoje, seja focado em equipe ou não, graças aos seus hilários gadgets.


Puzzles - Melhores de 2012Pontos altos

‡ Criatividade   ‡ Direção de Arte   ‡ Efeitos Sonoros   ‡ Humor   ‡ Multijogador


Em um gênero em que está ficando cada vez mais difícil para um game se distinguir pela jogabilidade básica, com padrões de excelência técnica e de controle sendo constantemente refinados todo ano (ainda mais nos modos multijogador), Gotham City Impostors conseguiu encontrar um espaço criativo que ainda precisava ser bem preenchido: o da mobilidade. Seus gadgets não são só engraçados; eles te levam para o outro lado do mapa em segundos, aceleram horrores sua corrida, puxam o inimigo até você, permitem voar e dar um rasante no adversário ou pular nele como se fosse um goomba, e muito mais. A movimentação surreal que os FPS clássicos ofereciam em alguns glitches (atirar foguete no chão para sair voando pro outro lado, quem nunca?) e a verticalidade que Crysis 2 ensaiou em certos pontos de seus mapas (graças ao superpulo da nanosuit 2.0) foram incorporados por Gotham City Impostors em seu design central, e transformados quase em arte.

Com mapas que oferecem diversas rampas, tubos de ventilação, andares, camas elásticas e outros pontos de interação com os próprios gadgets, as partidas multijogador em equipe de Gotham City Impostors ganham uma dimensão insana que não se encontra em nenhum outro FPS atual – exceto, claro, Team Fortress. E por isso vale a pena experimentá-lo. Hey, e está de graça se você puder rodá-lo no PC. Não, você não precisa comprar nada para vencer, tudo que realmente importa é desbloqueável jogando normalmente. E todos os DLCs com mapas e itens novos foram lançados também de graça. Então tá esperando o quê?

2 comentários sobre “Melhores de 2012 – Gotham City Impostors (PC/PSN/XBLA)

Sem comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s