O nome Wii U não tem letra A

O nome Wii U não tem letra A
Só assim para aparecer AAA na tela do Wii U?

Estava eu lendo uma notícia sobre o desinteresse da Bethesda em novas plataformas, especialmente o Wii U (compreensível: mesmo após 7 anos ela mal aprendeu a programar pro Xbox 360 e principalmente pro PS3, nova geração pra quê? Só pra complicar a vida dela?), quando o artigo mencionou dois futuros jogos AAA (“triple-A”, o termo equivalente a “blockbuster” na área de games) que não sairão para o Wii U. Não deveria ser muita surpresa, mas com a menção deles me dei conta de uma coisa.

Segundo todos os boatos, o Wii U sai no máximo daqui a dois meses e pouco. A Nintendo ainda vai apresentar uma conferência no próximo dia 13 em Nova York, e talvez mais jogos sejam revelados lá… Mas no caso dos grandes jogos AAA multiplataforma das publishers terceiras, como EA, Activision, 2K etc., já se sabe quais vão ter versões para o Wii U ou não. E ao fazer uma lista dos jogos que se encaixam nessa categoria, desde os lançados em agosto aos programados para até março de 2013, o quadro não é muito bonito para o console da Nintendo:

Sem Transformers: Fall of Cybertron no Wii U
Por enquanto, nada de dinossauros robôs no Wii U
  1. Darksiders II
  2. Sleeping Dogs
  3. Counter-Strike: Global Offensive
  4. Madden NFL 13
  5. Transformers: Fall of Cybertron
  6. Borderlands 2
  7. Pro Evolution Soccer 13
  8. Fifa Soccer 13
  9. Resident Evil 6
  10. Dishonored
  11. Need for Speed: Most Wanted
  12. Assassin’s Creed III
  13. Call of Duty: Black Ops II
  14. Hitman: Absolution
  15. Far Cry 3
  16. Tomb Raider
  17. Bioshock Infinite
  18. Aliens: Colonial Marines
  19. DmC: Devil May Cry
  20. Dead Space 3
  21. Metal Gear Solid: Revengeance
  22. Tom Clancy’s Splinter Cell: Blacklist

Isso de cabeça, claro, pode ter mais.

Notem que somente os jogos em azul sairão para a plataforma da Nintendo. São menos de 23% do total. É capaz dessa porcentagem ainda ser maior do que a de jogos AAA com versões para Wii na janela de lançamento dele – mas a diferença é que o Wii U, ao contrário de seu antecessor, está aí explicitamente para tentar atrair de volta o tipo de jogador que quer esses grandes lançamentos em alta definição (o maldito “hardcore”).

Fifa 13 no Wii U Gamepad
Além de estar no Wii U, Fifa 13 ainda vai usar o tablet pro óbvio: gerenciamento de equipe

A julgar por essa lista, a Nintendo já vai passar longe disso de cara – e não apenas pelos números. Notem, por exemplo, que as franquias Transformers, Pro Evolution e Call of Duty costumavam ter versões pro Wii, mas passarão batido pelo futuro Wii U, pelo menos este ano. Fall of Cybertron já ficou de fora do próprio Wii – talvez por consequência de baixas vendas recentes da franquia Transformers no console – mas o caso da Konami é bem mais sintomático: o Wii sempre foi a única plataforma da geração atual em que Pro Evolution Soccer conseguia sonhar em competir com as vendas de Fifa. Que o jogo não esteja lá no lançamento do Wii U é espantoso, ainda mais quando se sabe há muito tempo que o Fifa iria para a nova plataforma já este ano.

E o que dizer de Call of Duty? Mesmo em versões “downgrade” em termos visuais e com framerate beirando o sofrível, os jogos da franquia lançados para o Wii estão entre os mais jogados online do console – mesmo com a péssima rede dele. Agora que vem o Wii U e a Nintendo promete uma rede funcional, Black Ops II fica de fora? (Vale lembrar que, embora nem todos os Modern Warfare tenham saído no Wii, o 1º Black Ops saiu). E para completar, um dos jogos inicialmente anunciados para Wii U, Ghost Recon Online, foi posto na geladeira (e só não está na lista porque, com o congelamento, “virou” um exclusivo de PC).

Eu vou acabar comprando o Wii U não tanto pelos jogos da própria Nintendo (até por não ter nenhum contato com Pikmin e estar meio cansado de Mario), mas por causa dos jogos exclusivos não-AAA de algumas publishers, como ZombiU ou Project P-100 (nome provisório). Quem me acompanha sabe que me empolguei muito mais com jogos de orçamento médio, como Catherine Dark Souls, do que com Skyrim Modern Warfare 3, e que acabarei me conformando com comprar dois consoles de novo na próxima geração… Mas para quem não é viciado como eu e ainda tem alguma esperança de que o Wii U vá competir com o PS3, o Xbox 360 e seus sucessores em termos de blockbusters multiplataforma, acho que essa lista aí é a pá de cal definitiva. Claro, as coisas sempre podem mudar – nunca diga nunca, e outros clichês do gênero – mas já saindo atrás e sem nenhuma confirmação de que o hardware seja muito superior, não vejo como.

Assim como foi seu antecessor, o Wii U deve ser o console que faz as coisas diferentes dele, mas fica de lado quando sai um Grand Theft Auto ou um Resident Evil… Porque em Wii U não tem letra A.

Anúncios

Os comentários estão encerrados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: