Combo: Qual é o jogo?

ComboNem só de videogames vive o homem ou a mulher – ainda mais quando eles renovam o interesse por música, vídeo, cinema, narrativas diversas e, por tabela, ideologias. A seção Combo foi criada para reafirmar qualquer intersecção entre os games e o “mundo lá fora”, sob qualquer perspectiva.

Guitarra "Nes Paul"
Guitarra "Nes Paul"

Sabe o que respondia quando me perguntavam, entre os 14-18 anos, o que queria ser quando crescesse? Crítico musical. Tô falando sério. Assim mesmo, com essas palavras. Com 14 anos eu mandava cartas em forma de fanzine pra um amigo que tinha se mudado para Fortaleza, com direito a recomendações e análises de discos como Darklands (Jesus & Mary Chain) e Trompe Le Monde (Pixies), entre outros. Tudo isso em respeito às tardes em que cansamos de ouvir TNT, DeFalla (pré-funk-o-metal e “Popozuda Rock n’ Roll”), Replicantes e Cascavelletes (sim, o cara era gaúcho, obviamente). Devorava a Bizz todo mês sem dó e usava a biblioteca da Cultura Inglesa para pesquisar tudo o que podia sobre rock, britânico ou não. E bem ou mal, como vocês já perceberam, eu gosto de escrever e de analisar coisas. Parecia uma carreira natural – e quase cheguei lá, colaborando com dois textos para a revista Frente, que durou apenas 3 edições mas pavimentou o terreno para o retorno da Bizz e a chegada da Rolling Stone.

Considerando tudo isso, não morro de amores por trilha sonora de videogame de 8 e 16 bits. Acho interessante o que se fazia com tão poucos recursos nesses jogos – especialmente em casos como o dos primeiros Metroid – e me divirto com artistas de chiptune e afins… Mas não passa disso. Vejam bem: mesmo na era do Atari, eu já torcia para que um dia o visual dos jogos ficasse mais elaborado; com a parte musical não seria diferente. Hoje sou muito grato pela evolução dos videogames ter permitido a inclusão de músicas licenciadas, de artistas do nosso dia-a-dia. Mas isso é assunto para outra hora. Hoje vou propor uma brincadeira: vocês têm prestado atenção nas músicas que tocam nos jogos populares recentes? Então, que tal tentar adivinhar/lembrar em quais jogos as músicas abaixo apareceram?

1. Teenager, “Pony”

2. Go! Team, “Get It Together”

3. Blur, “Song 2”

4. Tenacious D, “The Metal”

5. Bobby Darin, “Beyond the Sea”

Acho que pra começar tá bom, né? E aí, sacou alguma, ou já desistiu? Pô, no caso da 4 e da 5, dá pra adivinhar só pelo nome da canção😉 Anyway, eis as respostas:

  1. Grand Theft Auto IV (na Radio Broker)
  2. LittleBigPlanet
  3. Fifa 98
  4. Brütal Legend
  5. BioShock

Esses são apenas alguns dos jogos cujas trilhas de músicas licenciadas me agradam bastante. E vocês, têm alguma preferência? Não de trilhas sonoras originais – pra isso tem um monte de Top 10, Top 20, Top 666 por aí na internet já.

Bônus stage

É assim que gosto de MPB:

Um comentário sobre “Combo: Qual é o jogo?

Sem comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s