Estatísticas do blog

Avatar BuddyPoke do autor do blogCom este blog completando um pouco mais de três meses de existência, já dá para reunir algumas estatísticas do WordPress e tentar entender como as pessoas chegam a ele – e, claro, quais artigos foram mais lidos. Algumas estatísticas me surpreenderam, outras, nem tanto. Eis os dados.

Termos de busca mais comuns

Muitos termos de busca que aparecem nas estatísticas do WordPress são semelhantes (“Metroid” e “Super Metroid”, por exemplo). Para condensar as coisas, reuni os acessos devidos a uma mesma série de jogos ou seus personagens. Após uma rápida conta somando os resultados acima do dígito único, o top 5 é esse:

  1. Fragile Dreams: Farewell Ruins of the Moon (inclui “Fragile Dreams”, “Ren”, “Fragile Ren” e buscas do gênero)
  2. Super Mario Galaxy (qualquer versão)
  3. Metroid (qualquer versão) / Samus Aran
  4. Pac Man (inclui “pac-man”, “pacman” e variações)
  5. Okami / Amaterasu

Vale ressaltar alguns pontos:

  • Essa lua de Fragile Dreams (Wii) hipnotizou muita genteO número de acessos que vêm de buscas por Fragile Dreams é de mais ou menos o mesmo que todos os quatro jogos seguintes somados. Não me perguntem o porquê; só posso especular que o jogo tenha sido pouco comentado em português brasileiro. O artigo sem si sobre o jogo não é extenso, não é uma resenha normal e não inclui informações novas, códigos ou walkthroughs.
  • Pac Man, por um lado, é a maior surpresa desta lista; por outro, é a confirmação de algo triste. O único artigo sobre o game neste blog é uma tradução de um blog gringo que aproveita o ocasião dos 30 anos de Pac Man para ironizar o jornalismo de games (e, por extensão, uma parcela razoável do público gamer moderno). O artigo tem um nome polêmico e uma ironia fina que pode  facilmente passar despercebida pelo leitor distraído e que chegou aqui por um site de busca. Ou seja, certamente foi a petulância do nome do artigo que trouxe as pessoas aqui. Não tem jeito, o pessoal gosta de uma polêmica.:/
  • Okami não ganhou artigo próprio (ainda) e Amaterasu apareceu no blog por sua inclusão em Marvel vs. Capcom 3, e mesmo assim o jogo e a personagem conseguiram entrar no top 5 de buscas. Surpresa total! Ah, e o site oficial de Okami é um dos links nos quais o pessoal mais clica neste blog, também.

@@@@@

Onde o pessoal fica sabendo do blog

re:games no TwitterNão sou de divulgar muito este blog, pelo menos não ainda por enquanto. Não é de se espantar, portanto, que os três “referrers” (locais onde alguém clicou em um link para este blog, sem vir de um mecanismo de busca) mais comuns sejam os seguintes:

  1. Twitter.com (conta @regames e conta @wodbrasilnews)
  2. WodBrasil News (meu blog anterior, sobre o RPG Mundo das Trevas)
  3. Fórum Nintendo Blast (o único fórum de games que frequentei por algum tempo, até não aguentar mais de desgosto e pular fora)

@@@@@

Top 10 Artigos Mais Visitados

E finalmente, vamos ao que interessa: os artigos mais lidos.

  1. [atualizado: 25/05] X360 ou PS3, eis a questão
  2. Start: Prince of Persia: The Forgotten Sands (Wii)
  3. 10 motivos pelos quais Pac Man é uma merda
  4. Marvel vs. Capcom 3 anunciado, possíveis personagens
  5. Start: Fragile Dreams – Farewell Ruins of the Moon
  6. Aquele Mario, e como todo mundo o conhece
  7. Bom, bonito e barato: comprando games antigos via download (atualizado)
  8. 2010 para quem tem Wii
  9. Perfect 10: jogos que atingiram alguma forma de perfeição
  10. Clássicos Modernos: Braid

Surpresas? Algumas.

  • O Príncipe do Salto (Prince of Persia: Forgotten Sands)Até cerca de uma semana atrás, o artigo sobre Prince of Persia: The Forgotten Sands estava na frente. Meu chute? As revistas de games publicaram resenhas dele este mês. Em geral, as versões de X360/PS3 receberam notas medianas (5 ou 6), enquanto a NGamer tascou uma nota melhor (76) para a versão Wii. Vale lembrar que a versão para Wii tem trama, personagens e jogabilidade totalmente diferentes das versões para os outros consoles – e é o primeiro Prince of Persia a realmente ter sido projetado para o Wii, enquanto o PS3 e o X360 já haviam recebido o Prince of Persia de 2008.
  • O artigo sobre Pac Man não estava entre os cinco primeiros até a semana passada, quando em um único dia ele recebeu um surto de acessos. Motivo? Provavelmente alguém “reviveu” o tópico sobre ele no Fórum Nintendo Blast. Faz parte.
  • Amaterasu, protagonista de OkamiO artigo sobre Marvel vs. Capcom 3 provavelmente se beneficiou tanto dos rumores de personagens incluídos (e que, até agora, estão batendo com os revelados) quanto pelas buscas por Amaterasu e Okami.
  • O artigo sobre Fragile não está em primeiro, mesmo sendo o termo de busca que mais traz leitores aqui, e com sobras. Para vocês que estão lendo, isso pode parecer estranho, mas nas estatísticas completas dá para ver o motivo: muitos dos acessos se dividem nas páginas de imagens do jogo, como Cena do trem e Ren. Se fizesse um Top 10 de páginas mais visitadas, e não só dos artigos, estas duas teriam entrado na lista, além do artigo em si.
  • O artigo sobre o serviço de games para PC antigos, Gog.com, teve um sucesso que eu não esperava. Imaginei que, a esta altura, a base instalada de gamers brasileiros estaria mais preocupada em conseguir comprar ainda os consoles da geração atual. Pelo visto, ainda tem muita gente aí que gosta de jogar no PC…
  • É uma delícia ver que Braid atrai os interesses da brasileirada, ainda mais considerando que se trata de um jogo independente que não está disponível em mídia física, somente para download.

Bom, é isso. Alguma dúvida? Curiosidade?

Sem comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s