10 motivos pelos quais Pac Man é uma merda

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO COM CALMA E PRESTE ATENÇÃO ANTES DE COMENTAR.

Pac Man

(Se você usa a Internet para qualquer coisa além de entrar em e-mail e no Orkut, provavelmente já sabe que o Google está homenageando os 30 anos de Pac-Man com uma versão jogável em vez do seu logo na página principal. Este texto foi escrito e publicado ontem, bem ao meio do festival de tweets que sucedeu a mudança na página do Google. Divirtam-se!)

10 motivos pelos quais Pac Man é uma merda
(Ou: Minha ode ao jornalismo de video games)

Por David A. Hill

Hoje é o aniversário de 30 anos do game de uns tiozinhos aí. Se você for à página inicial do Google, pode jogá-lo no logotipo deles.

E eu vou contar a vocês porque o jogo é uma merda.

  • Pac Man - Display feito com latasOs gráficos são uma droga. Mesmo fora de um console, você deveria obter no mínimo texturas de jogos lançados em 2005 em um jogo como esse, feito para navegadores. Isso demonstra que os designers não estão nem aí para os fãs.
  • Pac Man já era. O personagem não recebe um jogo bom há mais ou menos 30 anos. É por causa de designers que continuam fazendo jogos como esse que quase nunca recebemos títulos memoráveis, como Bayonetta. Eles são piores do que a Nintendo com o Mario.
  • Não tem gatinhas. Por que o Pac Man está matando fantasmas se ele nem mesmo chega a pegar uma gostosa no final? Ouvi dizer que há um jogo da “Senhora Pac Man“, mas provavelmente ele foi desenvolvido pela Ubisoft para agradar o pessoal dos jogos de roupinhas para DS. (Ah, e se você acha que essa declaração é machista, não, não é. Você é que precisa ser mais durão).
  • Silent Pac Man HillNão tem violência. Um professor qualquer aí de Indiana provou, sem sombra de dúvida, que os video games nunca, NUNCA influenciam as mentes das crianças, então não há desculpa para se fazer um game sem violência excessiva. Jogadores de verdade só jogam games com classificação para maiores de 18 anos.
  • Você consegue aprender a jogá-lo em minutos. Você pode simplesmente desligá-lo e voltar a ele a qualquer momento. A minha mãe jogou este game. Isso mesmo: é um jogo casual. É mais um jogo estúpido de navegador na linha de Farmville, feito para donas de casa. Quando é que o Google vai se tocar e começar a fazer games para os jogadores hardcore? Um cara com quem eu conversei disse que jogos casuais não rendem tanto dinheiro quanto os jogos hardcore. [1]
  • Não tem multiplayer. Ah, dá um tempo. Jogos modernos devem ser jogados em multiplayer online. Se não inclui multiplayer, é o mesmo que o Google dizer que está deixando a opção em aberto para vendê-la depois como conteúdo extra via download. Que droga.
  • Não tem uma boa engine de simulação de física. Se as engines de Unreal e Half Life não têm problemas, pra quê usar outras?
  • Pac Man "para adultos"Tá, então você é um carinha amarelo que caça fantasmas, fica zanzando em labirintos e é atacado aleatoriamente? Ninguém falou para esses caras que os JRPGs já eram? [2]
  • O CEO da Rockstar Games disse que não gosta mais de Pac Man, na verdade. Leia esta citação (fora de contexto): “não, na verdade não” [gosto mais de Pac Man].

Em resumo, Pac Man deveria morrer na fogueira.

(Este texto foi publicado originalmente no blog de David A. Hill, designer de RPGs de mesa e autor freelancer com empresas como a CCP Games no currículo. Seu mais recente trabalho é o RPG de terror/ficção científica Maschine Zeit.)

[1] Quase cuspi o café na hora em que li isso. Pelas conversas que tenho com o autor, isso tem cara de ter sido realmente dito por alguém, em algum fórum de game. É impressionante como certos jogadores que se auto-intitulam “hardcore” são completamente alienados do mundo real. Mas isso é assunto para a próxima edição das Bobagens Gamísticas.

[2] Eu ri. MUITO.

Pac-Man Fever (Buckner & Garcia)

I got a pocket full of quarters, and I’m headed to the arcade.
I don’t have a lot of money, but I’m bringing ev’rything I made.
I’ve got a callus on my finger, and my shoulder’s hurting too.
I’m gonna eat them all up, just as soon as they turn blue.

(refrão):
‘Cause I’ve got Pac-Man fever;
Pac-Man fever.
It’s driving me crazy.
Driving me crazy.
I’ve got Pac-Man fever;
Pac-Man fever.
I’m going out of my mind.
Going out of my mind.
I’ve got Pac-Man fever;
Pac-Man fever.
I’m going out of my mind.
Going out of my mind.

I’ve got all the patterns down, up until the ninth key.
I’ve got Speedy on my tail, and I know it’s either him or me.
So I’m heading out the back door and in the other side;
Gonna eat the cherries up and take them all for a ride.

(refrão)

I’m gonna fake it to the left, and move to the right;
‘Cause Pokey’s too slow, and Blinky’s out of sight.

(solo de guitarra)

Now I’ve got them on the run, and I’m looking for the high score;
So it’s once around the block, And I’ll slide back out the side door.
I’m really cookin’ now, eating everything in sight.
All my money’s gone, so I’ll be back tomorow night.

‘Cause I’ve got Pac-Man fever;
Pac-Man fever.
It’s driving me crazy.
Driving me crazy.
I’ve got Pac-Man fever;
Pac-Man fever.
I’m going out of my mind.
Going out of my mind.

Anúncios

3 comentários em “10 motivos pelos quais Pac Man é uma merda

Adicione o seu

  1. Alguém deixou um comentário ofensivo e cheio de raiva aqui, xingando o autor do texto original. O comentário não foi aprovado por conta da ofensa pessoal (e desnecessária), mas vamos deixar um esclarecimento aqui.

    Em primeiro lugar: gente, APRENDAM A LER. O texto é uma IRONIA. A idéia é criticar Pac Man como um moleque fã de jogos “hardcore” (bem entre aspas) o faria, e assim criticar uma parcela dos jornalistas de games que propagam o tipo de pensamento dessa molecada.
    Isso NÃO quer dizer que eu, ou o autor, achamos Pac Man datado, ultrapassado, ruim etc. Pelo contrário: a idéia é mostrar que o jogo ainda está no inconsciente coletivo EXATAMENTE porque NÃO segue a lógica sintetizada nestes 9 motivos.

    Isso dito:

    Não sei se o autor do comentário apagado se irritou com a suposta crítica ao Pac Man ou com a zoação aos jogadores “hardcores”. Se for pelo Pac Man em si, já está explicado que não se trata disso. Se for pelos “hardcores”, bom… Não vou discutir. Cada um acredita na bobagem que quiser.

    Curtir

Sem comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: