[atualizado: 25/05] X360 ou PS3, eis a questão

Os 3 consoles: Wii, PS3 e X360No mês que vem, devo ter acumulado dindin suficiente em vendas e trabalhos extras para comprar um console HD (alta definição). E aí vem a grande dúvida: X360 ou PS3?

Para facilitar a escolha, enumerei alguns prós e contras de cada um. Resolvi postá-los para ver se vocês leitores têm algo a comentar quanto aos fatores já enumerados abaixo, ou ainda algum outro a acrescentar. Tenham em mente que, como este será meu segundo console, certas coisas não têm o mesmo peso que tinham em uma primeira escolha (que é e sempre será o Wii nesta geração, mesmo que ele não seja HD).

Prós do X360

XBox 360 Arcade
Falho, feio, liberal e barato?
  1. Preço: Mais barato, mas apenas se você abrir mão de qualquer tipo de HD para instalar jogos. Modelos de PS3 e X360 com HDs equivalentes têm mais ou menos o mesmo preço.
  2. Project Natal: Um sensor de movimento que realmente difere do que já existe no mercado. Isso pode contar muito, considerando que já tenho um Wii. O problema é saber se vai funcionar como prometido.
  3. Garantia: O console já está sendo fabricado no Brasil, o que quer dizer que a Microsoft oferece a mesma garantia de 3 anos do resto do mundo – desde que você compre em uma loja “regular” de games, claro (nada de Santa Ifigênia e outras do mercado “cinza”).
  4. Destravamento: Pode ser destravado. Não faço questão disso porque, como se trata de segundo console, vou comprar bem menos jogos para ele de qualquer maneira. Além disso, destravar o console o torna suscetível a banimento da rede Live.

Contras do X360

  1. Xbox LiveConfiabilidade: É o console com o pior histórico de falhas de hardware desta geração. A placa Jasper é mais estável, mas ainda assim não é à prova de falhas.
  2. Tendência nos jogos: Até cerca de 2 anos atrás, era o console dos jogos de tiro em primeira pessoa, que em geral me bodeiam. Hoje em dia está mudando.
  3. Mais “exclusivos”, porém menos interessantes e que não são realmente exclusivos: Em geral, o X360 tem mais jogos exclusivos, mas com muita tranqueira – e os melhores também acabam saindo para PC.
  4. Jogar online NÃO é gratuito, e se for destravado há risco de ban: A rede Live supostamente é melhor, mas isso tem um preço anual. O pior é o risco de tomar ban se o console tiver sido modificado – sim, a rede detecta isso. Se for pra não destravar pra poder jogar online, a rede do PS3 é boa e gratuita.

Prós do PS3

Playstation 3 Slim
Bom, bonito, fechado e caro?
  1. Leitor de Blu-ray: São dois aparelhos em um, já que ainda não tenho um leitor desses. Hoje não é uma grande vantagem pra mim, mas no futuro, com uma TV melhor, pode fazer toda a diferença.
  2. A própria mídia Blu-ray: Em teoria, os jogos do PS3 podem oferecer 3 a 4 vezes mais conteúdo, se levarmos em conta o espaço na mídia usada (o X360 usa DVDs comuns de dupla camada). Na prática ainda não vimos jogos assim, mas é possível. No Xbox, só na próxima geração.
  3. Séries de jogos exclusivos que interessam mais: Heavy Rain, Uncharted, Metal Gear Solid, Demon’s Souls, Siren, ModNation RacersGod of War, Little Big Planet… O PS3 tem menos esclusivos no total, mas em qualidade eles ganham da maioria dos jogos do X360.
  4. Online gratuito: Jogar na Playstation Network é de graça.
  5. Confiabilidade: Não se compara à durabilidade dos produtos da Nintendo, mas bate a Microsoft.
  6. Exclusividade real: Ao contrário do X360, os jogos aqui costumam ser realmente exclusivos. Sem o PS3 não há como jogá-los.
  7. Melhor provedor de conteúdo: A Sony acaba de fechar acordo para distribuir filmes clássicos e séries da HBO. Não devem estar imediatamente disponíveis para brasileiros, mas a filosofia de “console provedor de conteúdo” me agrada.

Contras do PS3

  1. Playstation NetworkPreço: Não há a opção de abrir mão do HD e pagar um pouco menos, como no X360. Mas de resto é equivalente.
  2. Travado: Assim como no pró do X360, não faz muita diferença, já que seria um segundo console. Só com o valor da jogatina online na Xbox Live dá pra comprar um jogo original de PS3 por ano.
  3. Garantia: A Sony já veio ao Brasil, mas ainda não fabrica o PS3 aqui (só o PS2). Isto é, os consoles são importados e com garantia de apenas 6 meses (e da própria loja, ao que parece). Por outro lado, isso significa que tanto faz comprar no mercado “cinza” ou não, em termos de garantia.

Por enquanto, os fatores na mesa são esses. Se alguém comentar algo que me influencie, posso atualizar a lista.

E aí, o que vocês acham? Quem tiver experiências com os dois consoles, conte!

11 comentários sobre “[atualizado: 25/05] X360 ou PS3, eis a questão

  1. Tenho um x360 e jogo na casa de um amigo que tem o ps3 com certa frequencia e prefiro o x360, pra mim os exclusivos valem mais a pena (tirando god of war) e como não tenho acesso a um pc bom, o pró dos exclusivos do x360 ainda vale pra mim. Quanto a jogar na net eu nem curto.
    Então meu voto fica com xbox 360 e seus exclusivos.

    Curtir

    1. Olá Chacon,

      Valeu a opinião! Mas só de curiosidade, a que exclusivos você se refere? Eu citei alguns na postagem, e assim de “orelhada” me impressionaram mais os do PS3. Estou esquecendo alguns do X360? (exceto Halo, cujo “esquecimento” já adianto que foi proposital – joguei no PC e não curti).
      Engraçado você citar God of War, que é justamente o exclusivo do PS3 citado de que menos faço questão. Se Metal Gear Solid, Uncharted e Heavy Rain fossem multiplataforma, só Mass Effect já me faria decidir pelo X360, muito mais do que God of War pelo PS3.

      Pra constar, esqueci de mencionar na postagem que meu PC roda bem praticamente todos os jogos lançados até o ano passado. Está meio que implícito por ter colocado “exclusividade que sai em PC” como “contra” do X360, mas só para deixar claro.

      Curtir

  2. Olha como fã de Mass Effect eu vou te dizer que assim como os demais jogos da Bioware eles foram feitos para o PC, e são bem mais funcionais nessa plataforma.

    Olha, eu vivi essa escolha no início do ano passado e optei pelo PS3, não só pelos exclusivos serem melhores e verdadeiramente exclusivos (fable III foi anunciado para PC ontem, por exemplo) como pelo leitor de Bluray, que faz toda diferença numa tv HD que sempre distorce qualquer dvd normal.

    Sobre a rede online, a da Microsoft tem mais funcionalidades e mais opções de coisas para baixar, mas custa caro e o serviço de jogar online mesmo funciona exatamente igual ao do PS3. Apesar de loja do ps3 ser menor, ainda que na parte que importa, video-games ela ser igual e possuir melhores jogos para download (como flower ou fat pincess). A vantagem é que o sistema do ps3 é mais aberto, então você pode espetar praticamente qualquer coisa na usb dele que ele lê tudo quanto é formato de música e vídeo. Eu mesmo assisto todas as minhas séries em HD no ps3 e funciona de forma brilhante… Enfim, na época eu cheguei a conclusão que valia muito mais apena comprar um PS3.

    Curtir

  3. Assunto complicado.

    Meu console principal é o PS3. Cada console tem seus altos e baixos como você mesmo falou, mas o que me fez optar pelo PS3 é a razão mais importante na minha opinião: Os jogos.

    O Xbox é um excelente console. Tem uma experiência on-line fenomenal, mas não consigo jogar Halo nem Gears of War. Mass Effect é um RPG muito bom, que eu jogo no PC. Alan Wake parece interessante, mas não me faria trocar.

    O outro ponto seria o sensor de movimentos. Eu, como desenvolvedor de jogos, gostei do que a Nintendo fez com o Wii. Mas eu não sinto que seja a “revolução” que promete. Poucos jogos usam bem os comandos de movimento, e o console acabou sendo invadido por jogos milhões de jogos horríveis “casuais” (Entre aspas em total acordo com sua matéria sobre o assunto…). Os poucos que estão prestando são alguns exclusivos e os jogos da própria Nintendo (Capcom x Tatsunoko, Silent Hill Shattered Memories, Marios, Metroids, Zeldas, etc…).

    Por outro lado Uncharted, Uncharted 2, Little Big Planet, Heavy Rain, God of War III, Metal Gear Solid 4, inFamous, Heavenly Sword, Killzone 2, Demon’s Souls (Esse é PERFEITO), e os futuros The Last Guardian, Demon’s Souls 2 (Aguardando ANSIOSAMENTE o anúncio na E3), Little Big Planet 2 e outros me fazem permanecer com o PS3 como principal console.

    Para não dizerem que sou ista nem nada tenho um PS3, um Wii e o bom e velho PC.

    É extramamente pessoal a escolha do console, e nada do que ninguém diga aqui vai pesar mais do que sua opinião.

    Curtir

    1. É extramamente pessoal a escolha do console, e nada do que ninguém diga aqui vai pesar mais do que sua opinião.

      Ah sim, claro, mas quanto mais cartas na mesa, mais fácil fica formar uma opinião.

      Por exemplo, você me lembrou de outros jogos (Little Big Planet, inFamous), e o Felipe me lembrou que devo levar em consideração também as TVs – hoje, tenho uma TV comum de resolução 480, mas um dia terei uma HD e aí o blu-ray fará diferença.

      Por enquanto estou absorvendo.

      Curtir

  4. Tive essa dúvida fim do ano passado, e acabei optando pelo PS3 e não me arrependo.

    Um detalhe importante que talvez vc não saiba, é que Xbox destravado simplesmente é BANIDO da Live, ou seja, você destravou, só joga off line, isso simplesmente mata a questão de comprar jogos piratas (no meu caso)…

    Ou seja, tem q comprar original… original por original eu fico com os exclusivos da Sony, pois não pode ser a toa q desde 2007 ganham o prêmio de (GotY)Jogo do Ano!

    E o mais importante, ganharam com Little Big Planet, Uncharted2 e esse ano vai ganhar com GoW3 com certeza!

    Ou seja, eles não investem pesado apenas nos jogos Hardcore… isso pra mim é muito importante!

    Somado a isso Full HD, Bluray… comprei o PS3 e recomendo.

    Curtir

    1. Um detalhe importante que talvez vc não saiba, é que Xbox destravado simplesmente é BANIDO da Live, ou seja, você destravou, só joga off line, isso simplesmente mata a questão de comprar jogos piratas (no meu caso)…

      Já ouvi algo do gênero, embora digam que tem solução.

      Deixa ver se eu entendi: digamos que eu compre um x360 destravado, uma cópia pirata de Call of Duty e uma original de, sei lá, Fifa World Cup.
      Se eu jogar CoD online, a rede vai me banir e depois não conseguirei jogar World Cup, mesmo sendo um jogo original, por estar banido?

      Edit: pesquisei e confirmei: SIM, isso independe de estar usando jogo original enquanto se tenta entrar na Live ou não. Inclusive independe do usuário ter sequer POSTO um jogo pirata no console EVER – basta este estar destravado, ponto.

      Ou seja, eu compro ele destravado + uma cópia ORIGINAL do Fifa World Cup e, assim que entro na Live (pra jogar online ou não), a rede PODE pegar o log do console, descobrir que é destravado, e banir O CONSOLE para sempre na rede, antes mesmo de jogar online. Geralmente demora mais do que isso, mas pode acontecer. E pior, ele não bane a conta e sim o console – ou seja, as únicas opções são usar uma rede alternativa (existe uma) ou comprar outro console.

      Tá ficando feio pro X360 assim. Não jogo muito online, mas os problemas estão se empilhando:
      – 3RL (parece que nem a placa Jasper está imune, é só que a incidência caiu bastante);
      – Rede online paga;
      – Sai mais barato apenas se comprar sem HD;
      – Pode ser destravado mas as consequências disso são bem fortes (não é só jogar online, e sim perder acesso a tudo na Live, inclusive baixar demos/comprar jogos via download)
      – Jogos exclusivos que não são exclusivos de verdade, e que em geral não são tão interessantes quanto os do PS3

      De vantagem só sobrou gastar menos abrindo mão do online e o Project Natal, se este fizer o que promete (o que ainda é uma aposta).

      Curtir

  5. Se você tem um computador legal e dinheiro, então compre o PS3.

    Eu tenho o xbox (destravado) pq meu micro é um lixo, e gastaria uma grana preta para deixa-lo no naipe de um video-game atual.

    Eu gosto de jogos, e sou indiferente de jogar online ou não. Tenho dúzias deles e me divirto muito. Além de não ter grana pra comprar original, não sou daqueles que fica jogando sempre o mesmo jogo (exceto ME2 e SF4).

    Mas se vc tem medo de ser banido, existem jogos chamado STEALTH (que não tem “traços piratas”) e que não são banidos. Basta baixar o arquivo certo e testar no ABGX pra confirmar. Dai grava na mídia DUAL-LAYER e pronto.

    Outra coisa, o controle do XBOX é bem mais anatômico.

    Mas o fato de ter tantos jogos para PC também faz com que o XBOX seja praticamente inútil. Por isso, novamente, se vc tiver um PC legal, compre um PS3.

    Curtir

    1. Eu tenho um PC que segura qualquer coisa do nível de Fallout 3, então isso pesa – aliás, foi por isso que ser HD nunca pesou muito na escolha do 1º console.

      Só pra constar, eu pesquisei o lance do stealth. Isso era defesa (quase) garantida contra ban só até o ano passado; em novembro e dezembro, a Microsoft baniu mais de 1 milhão de usuários, e uma série deles usavam jogos com stealth. Além disso, não tenho saco de esperar baixar da Internet arquivos de 9 GB.

      Não faço questão de jogar online, mas é um recurso que conta. Jogo multiplayer online não é um dos fortes do Wii, com poucos títulos oferecendo a opção; comprar outro console para correr risco de ficar sem jogo online o tornaria ainda pior nesse quesito do que o Wii. Não faz sentido se eu posso ter jogatina online e de graça (quando tiver saco de jogar online). E mesmo que não seja banido da Xbox Live, teria que pagar por algo que não vou usar tanto.

      A esta altura, o que ainda me faz ter algum dúvida é a garantia de 3 anos com suporte no Brasil.

      Curtir

Sem comentários

